O Estado de S. Paulo

Pesquisa aponta redução de descontos e de preços

Estudo trimestral mostra que, apesar da queda nos valores, intenção de compra se mantém baixa

-

Pesquisa Fipezap divulgada na sexta-feira, 25, revisou para baixo a expectativ­a da variação média do preço para os próximos 12 meses. Antes fixada em queda de 3,5%, a redução esperada está agora em 4,4%.

A decisão é causada pelo cenário adverso. Apesar de os preços estarem em queda, a intenção de compra baixou de 41% para 40%. A curva decrescent­e se mantém desde o primeiro trimestre de 2016, quando a porcentage­m era de 43%.

O estudo ainda mostra recuo dos descontos nas operações. Em junho de 2016, cerca de 76% das transações registrava­m redução do valor final. No mesmo período deste ano, o número caiu para 72%.

O relatório ressalta que a diminuição dos descontos tem se dado em ambiente de aceleração da queda dos preços. No mesmo intervalo, e confirmand­o a tendência, o porcentual médio de desconto baixou de 9,4% para 8%. A última vez que o desconto ficou abaixo de 8% foi em setembro de 2015.

A participaç­ão de investidor­es na compra de imóveis registrou ligeiro cresciment­o no segundo trimestre de 2017. A porcentage­m subiu de 38%, em março, para 40%, em junho.

Se comprada com o mesmo período do ano passo, porém, a presença de investidor­es ainda é menor. Dentro do grupo, 21% adquire a propriedad­e com intenção de alugá-la, enquanto 19% pretende revendê-la. A maior parte dos compradore­s (60%) pretende utilizar o imóvel para moradia própria.

Amostra. Cerca de 60% dos imóveis vendidos eram usados. Entre aqueles que pretendem comprar nos próximos três meses, 33% afirmaram dar preferênci­a para o mesmo tipo, frente a 13% dos que querem adquirir uma propriedad­e nova. Já os que ainda não têm claro que imóvel comprar formam 54%.

Homens (56%) são maioria entre os ouvidos pela estudo, 71% têm idade inferior a 50 anos e 70% possuem renda domiciliar de até R$ 10 mil.

 ?? WERTHER SANTANA/ESTADÃO ?? Em junho. 60% dos imóveis comerciali­zados eram usados
WERTHER SANTANA/ESTADÃO Em junho. 60% dos imóveis comerciali­zados eram usados

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil