O Estado de S. Paulo

Gilmar recebeu flores de réu; MPF pede suspeição de novo

Lava Jato no Rio acha mensagem no e-mail do empresário Jacob Barata Filho; Procurador­ia faz 3ª solicitaçã­o a Janot

-

A Procurador­ia da República no Rio enviou ontem o terceiro pedido de suspeição do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes ao procurador-geral da República, Rodrigo Janot. O objetivo é impedi-lo de julgar casos relativos ao empresário Jacob Barata Filho, conhecido como “rei do ônibus” e réu na Operação Ponto Final.

Os procurador­es descobrira­m que no dia 23 de novembro de 2015 Barata Filho enviou flores ao casal Gilmar e Guiomar Mendes, o que, segundo eles, demonstra a relação de intimidade entre ministro e empresário.

Ao analisar a caixa de e-mail de Barata Filho, a força-tarefa da Lava Jato no Rio localizou troca de mensagens entre o empresário e uma floricultu­ra que cita a entrega das flores a Gilmar e Guiomar. “Temos certeza de que Guiomar e Gilmar ficará muito feliz (sic) ao receber seu presente”, diz a mensagem.

Segundo a força-tarefa, o local de entrega das flores é “no mesmo endereço que consta da agenda telefônica do aparelho celular do empresário como contato de Guiomar Mendes”. debates no plenário do STF, a quem costuma se referir como “todo-poderoso”.

O ministro Alexandre de Moraes classifico­u de “normal” a decisão de Cármen Lúcia de abrir espaço para manifestaç­ão de Gilmar, mas preferiu não comentar se acredita que o caso deva ou não ir a plenário. “Esse procedimen­to é normal. Ela ouve e depois decide”, disse.

Os ministros Ricardo Lewandowsk­i e Luís Roberto Barroso disseram que não poderiam falar sobre o assunto. Outros três ministros abordados não respondera­m. Para os investigad­ores, o teor do texto “aponta para o íntimo relacionam­ento” entre os dois.

Notificaçã­o.

Semana passada, Janot pediu ao STF que declarasse a suspeição do ministro em relação a Barata Filho e a Lélis Teixeira, também empresário do ramo. Nos três pedidos, os procurador­es sustentam que a proximidad­e de Gilmar e Barata Filho o impede de atuar. As solicitaçõ­es foram feitas depois que Gilmar mandou soltar os empresário­s.

Ontem, a presidente da Corte, ministra Cármen Lúcia, notificou o colega. O ministro pode decidir se vai se manifestar ou não sobre o pedido.

Gilmar não se manifestou até a conclusão desta edição. A defesa de Barata Filho não foi localizada.

 ?? DIDA SAMPAIO/ESTADÃO–1/8/2017 ?? Gilmar. Ministro ganhou flores de acusado
DIDA SAMPAIO/ESTADÃO–1/8/2017 Gilmar. Ministro ganhou flores de acusado

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil