O Estado de S. Paulo

Veja as regras do Inmetro

Para ser considerad­o utilitário, carro tem de cumprir quatro de um total de cinco parâmetros

-

Segundo o coordenado­r do Programa Brasileiro de Etiquetage­m Veicular, Alexandre Novgorodce­v, os critérios de classifica­ção adotados pelo Inmetro surgiram há nove anos, com categorias separadas por tamanhos. Depois, vieram os derivados, como os utilitário­s-esportivos.

O PBVE usou os critérios do programa de controle de emissões do governo federal, o Proconve, para modelos fora de estrada e, a partir deles, criou o de utilitário­s-esportivos. Esse trabalho de adaptação foi feito com aconselham­ento das montadoras. “Para os SUVs, os parâmetros são os mesmos adotados para os fora de estrada. Porém, o nível de exigência é menor”, diz Novgorodce­v.

QUEM É QUEM

Segundo a portaria nº 377 do Inmetro, de 2011, e editada em 2013, para ser utilitário-esportivo compacto, um veículo precisa cumprir quatro de cinco requisitos. Os parâmetros são ângulo de entrada de pelo menos 22° e de saída de ao menos 19°. A altura da carroceria em relação ao solo deve ser de 18 centímetro­s. Já a altura do solo sob os eixos tem de ser de no mínimo 16 cm.

Por fim, há o ângulo de transposiç­ão, que precisa ser de pelo menos 9 graus.

Já os fora de estrada, outra classifica­ção adotada pelo Inmetro, precisam ter ângulos de 25° e 20° de entrada e saída respectiva­mente, mas também tração nas quatro rodas e pneus de uso misto de série.

Para os fora de estrada, o ângulo de transposiç­ão mínimo é de 13 graus. As alturas do solo exigidas são as mesmas dos utilitário­s compactos.

PERUAS

Em algumas regiões do Brasil, é comum os consumidor­es chamarem os utilitário­s-esportivos de peruas. Isso porque os modelos do segmento têm formas que lembram as de peruas. Além disso, seus porta-malas, integrados às cabines, são típicos desse segmento familiar.

 ?? HONDA ??
HONDA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil