O Estado de S. Paulo

Blairo quer que Brasil também compre de fora

- Célia Froufe

Em seminário na China, o ministro da Agricultur­a, Blairo Maggi, afirmou que países com vocação para a exportação, como o Brasil, também precisam estar preparados para comprar produtos de fora. “É uma briga que eu tenho com o setor produtivo brasileiro: como somos grandes exportador­es, temos que ser bastante importador­es também. O mercado tem duas mãos. Esta é uma luta constante. É difícil convencer produtores a abrirem mão de pedaços desses mercados”, disse ele em sua quinta viagem ao país já como ministro.

Maggi participou de um seminário promovido pelo governo brasileiro em Pequim e, durante o evento, destacou o potencial agrícola doméstico e a participaç­ão “bastante grande” no mercado internacio­nal. “Somos os primeiros produtores e exportador­es mundiais de açúcar e café”, citou, mencionand­o também mercados de destaque como suco de laranja, soja, carne bovina e frango. Previu também que, em quatro ou cinco anos,País será também o maior produtor mundial de soja.

Durante todo o seu discurso, ele enfatizou que, apesar da alta produção, o País consegue manter também a conservaçã­o do clima, das floretas e do meio ambiente. “O Brasil é dos maiores produtores agrícolas do mundo, mas é dos que menos usam terra para isso”, disse. “Temos problemas em relação a desmatamen­to da Amazônia? Temos, mas é muito pouco perto do território que temos”, afirmou o ministro.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil