O Estado de S. Paulo

Cores do litoral

Apartament­o de jovem casal mescla toques urbanos com clima descontraí­do de praia.

- Gabriel Navajas / ESPECIAL PARA O ESTADO

Aideia era trazer para este apartament­o de 150 m², localizado no Brooklyn, em São Paulo, um clima de praia. Dar ao local um pouco da personalid­ade de seus proprietár­ios. Ela, do Rio de Janeiro. Ele, da capital. Para que a mistura fizesse efeito, e o casal de 20 e poucos anos tivesse os seus desejos atendidos, o arquiteto Guilherme Torres realizou uma reforma completa.

“Ele é bem colorido, com madeira clara. Uma

mais descontraí­da. É um apartament­o de três quartos. Refizemos banheiro, cozinha, varanda, tudo”, conta Torres. “Acabou casando mais com o perfil dela, que queria uma cara de praia, alegre, informal. E ficou assim.”

Para reforçar o estilo praiano, o arquiteto priorizou cores que deixassem o ambiente mais claro, somando outros itens que também trazem essa caracterís­tica ao espaço.

“As cores aparecem bastante na decoração, deram uma cara bem clara para o apartament­o. Toda a parte de madeira é de bambu. O mobiliário também é colorido. E isso casou muito bem com as obras de arte. Tudo bem leve”, detalha o profission­al.

O arquiteto precisou de seis meses para con-

cluir toda a reforma do apartament­o, feita no ano passado. Segundo ele, foi uma fase tranquila, sem grandes dificuldad­es: “Com clientes bem resolvidos, bem objetivos como eles, foi um processo muito fácil.”

Entre os desafios que o arquiteto enfrentou durante a reforma, um dos que mais exigiu atenção foi um pilar no centro da sala. A solução encontrada agradou aos moradores e se encaixou perfeitame­nte na proposta. “Acabamos transforma­ndo num local para a televisão”, explica.

Um outro caminho encontrado pelo profission­al para adequar os ambientes ao pedido feito pelos proprietár­ios foi fugir do convencion­al. Assim, alterações no projeto inicial tornaram-se um diferencia­l.

“Em um apartament­o normal, você entraria pelo living e teria a mesa próxima à parte dos quartos. Nós invertemos. Quando você entra, tem essa mesa de refeições, o bar e o sofá, que está na direção dos quartos. Criamos uma solução mais eficiente – para ter um aproveitam­ento melhor, uma sensação de amplitude espacial maior”, observa Torres.

A composição dos outros ambientes também exigiu algumas alterações na planta para proporcion­ar funcionali­dade ao apartament­o, sem perder a identidade que o casal desejava.

“Precisávam­os melhorar a área de closet, os banheiros. Adequamos a varanda à sala. Nós conseguimo­s solucionar algumas coisas de uma maneira bacana, como tirar as máquinas de ar-condiciona­do da varanda e levar para a lavanderia. Fizemos uma engenharia de ajuste fino para deixar o apartament­o com um ar mais

sofisticad­o”, conta. “O quarto intermediá­rio era de hóspedes, para quando vinha alguém visitar. Ficou tudo muito funcional, mas obedecendo ao que eles queriam ter – um bom closet.”

Destaque na decoração, o revestimen­to da parede, além de contribuir para a parte estética, proporcion­ou ainda mais funcionali­dade à residência. “Na verdade, ele camufla vários armários. A parede abre, e há armários ocultos. Existem várias soluções que não estão aparentes”, revela Torres.

A área da varanda também foi alterada. Além de deixar o ambiente mais prático, isso transformo­u o local em uma ótima opção para receber os amigos.

“Outra coisa que fizemos e que ficou bacana foi criar, no lugar da varanda gourmet, uma bancada de mármore e, nela, uma pia. Embaixo, estão a adega e a geladeira. Ficou um canto de bar muito bem resolvido. Desta maneira, conseguimo­s dar uma solução interessan­te para isso”, comenta.

Sempre ouvindo as ideias dos moradores, Torres encontrou algumas alternativ­as que valorizara­m ainda mais algumas preferênci­as dos dois jovens. Como as obras de arte. Atendendo a um pedido deles, o arquiteto optou pela instalação de um sistema que desse mais destaque aos quadros.

“A iluminação contou com algumas sugestões do casal – por exemplo, que tivesse trilhos. Eles queriam dar uma atenção especial a eles

(os quadros). Foi a melhor saída, pelo fato de (o trilho) ser ajustável”, afirma. “Aproveitam­os um pequeno corredor que dava para a cozinha e transforma­mos em um hall. Fizemos mudanças para deixar o apartament­o maior.”

Optar por armários embutidos – já que as paredes de madeira “escondem” alguns deles – também colaborou bastante para que o apartament­o tivesse mais praticidad­e e, ao mesmo tempo, aconchego e beleza.

“Trabalhamo­s com muitas portas embutidas porque você consegue anular a visão delas. Fica uma coisa bem mais delicada. Essa solução é sempre muito prática, torna todo o ambiente muito funcional”, diz o arquiteto.

 ??  ??
 ?? FOTOS: MCA ESTÚDIO ?? Na sala, cores e madeira dão o toque de praia pedido pelo casal
FOTOS: MCA ESTÚDIO Na sala, cores e madeira dão o toque de praia pedido pelo casal
 ??  ?? A claridade é outro ponto que compõe o tom litorâneo
A claridade é outro ponto que compõe o tom litorâneo
 ??  ?? Televisão deu mais utilidade ao pilar. Atrás do sofá, uma bancada de mármore
Televisão deu mais utilidade ao pilar. Atrás do sofá, uma bancada de mármore
 ?? FOTOS: MCA ESTÚDIO ??
FOTOS: MCA ESTÚDIO
 ??  ?? À esquerda, espaço que pode ser usado para receber amigos. À direita, cozinha colorida
À esquerda, espaço que pode ser usado para receber amigos. À direita, cozinha colorida
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil