O Estado de S. Paulo

Líder do MST chama Moro de ‘merdinha’

- Valmar Hupsel Filho

O líder do Movimento dos Trabalhado­res Sem Terra (MST), João Pedro Stédile, chamou juiz da 13.ª Vara de Curitiba, Sérgio Moro, de “merdinha” e “bundão”. A ofensa foi feita na noite de anteontem durante discurso em São Luís (MA), no ato de encerramen­to da caravana do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que percorreu cinco Estados nordestino­s em 20 dias de viagem.

Stédile xingou o juiz quando falava do novo depoimento que Lula terá de prestar a Moro na próxima quarta-feira, dia 13, no âmbito da ação penal que investiga se o petista recebeu propinas da construtor­a Odebrecht.

“Agora, no dia 13 de setembro, quando aquele merdinha do juiz de Curitiba...”, disse Stédile, sendo aplaudido em seguida. “Não é merdinha, é o bundão do Moro, que não tem moral nenhuma para criminaliz­ar o Lula. Nós dos movimentos populares estaremos em Curitiba para dizer não mexa com Lula, que mexe com nós”, disse ele, recebendo mais aplausos.

Lula cumpriment­ava algumas pessoas no palanque quando Stédile deu a declaração. Além do ex-presidente, estavam presentes o governador do Maranhão, Flávio Dino (PC do B), o senador Humberto Costas (PT-PE) e o deputado Waldir Maranhão (PT do B-MA) e políticos locais.

Depoimento. Responsáve­l pelos casos em primeira instância ligados à Operação Lava Jato, Sérgio Moro é o juiz titular das ações das quais o ex-presidente Lula é alvo. O depoimento da próxima quarta-feira será a segunda vez que Lula e Moro ficam frente a frente.

A primeira foi em maio, durante a ação que responde pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro – a pena pode chegar a 22 anos de prisão – pelo suposto recebiment­o de R$ 3,7 milhões da OAS, em forma de “benesses” na ampliação e reforma de uma apartament­o, no Guarujá (SP) e no custeio da guarda de bens presidenci­ais do petista.

No dia do depoimento, movimentos populares, entre eles o MST, fizeram atos nas ruas de Curitiba em apoio ao ex-presidente. O Instituto Lula e a 13.ª Vara Federal do Paraná afirmaram que não vão se pronunciar sobre a declaração de Stédile. O líder do MST não foi localizado.

 ?? WILTON JUNIOR/ESTADÃO–12/8/2017 ?? Ofensa. Stédile também disse que juiz é ‘bundão’
WILTON JUNIOR/ESTADÃO–12/8/2017 Ofensa. Stédile também disse que juiz é ‘bundão’

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil