O Estado de S. Paulo

Fifa pode punir Alemanha por cânticos nazistas

Entidade abriu ontem uma ação disciplina­r para investigar atos de extremista­s na partida contra a República Checa

-

A Fifa abriu uma ação disciplina­r contra a Federação Alemã de Futebol depois que torcedores da sua seleção nacional entoaram cânticos nazistas durante uma partida contra a República Checa, válida pelas Eliminatór­ias Europeias para a Copa do Mundo de 2018 e disputada na última sexta-feira.

Em seu comunicado, a Fifa indicou que investiga “vários incidentes” e que também abriu uma ação disciplina­r contra a Federação Checa de Futebol. As equipes mandantes são as responsáve­is pela segurança dos estádios – a partida foi disputada em Praga e terminou com vitória da Alemanha por 2 a 1. As eventuais punições impostas contra as federações deverão ser anunciadas pela Fifa até o final de setembro.

Após o incidente, o presidente da Federação Alemã de Futebol, Reinhard Grindel, cobrou maior controle sobre a distribuiç­ão dos ingressos para reduzir a chance de os jogos em solo europeu serem povoados por este tipo de torcedor radical. Na oportunida­de, a federação assegurou que os ingressos desses torcedores não foram adquiridos por meio dos canais oficiais.

No domingo, o técnico Joachim Löw condenou a atitude dos torcedores. O comandante disse que aqueles que vaiaram o minuto de silêncio embaraçara­m a Alemanha e que a equipe sempre teve como objetivo representa­r os bons valores de um país tolerante.

“Estou extremamen­te desapontad­o com o que aconteceu durante o minuto de silêncio. Esses não são nossos torcedores. Eu me sinto desgostoso que esses falsos torcedores embaraçara­m nosso país num jogo internacio­nal. Como time, queremos representa­r bons valores e uma Alemanha tolerante e de cabeça aberta”, disse Löw.

Autor do gol da vitória na partida contra os checos, o zagueiro Hummels chamou os fãs que apoiaram a seleção fora de casa de “hooligans”.

Na última sexta-feira, em Praga, um grupo de cerca de 200 torcedores extremista­s entoaram cânticos nazistas. Além disso, o atacante Timo Werner, da própria seleção alemã, foi alvo de ofensas por parte dos seus compatriot­as.

Em 2014, a Fifa suspendeu o zagueiro croata Josip Simunic por dez jogos – impedindo-o de disputar a Copa de 2014 – também por causa dos cânticos nazistas. Simunic se aproximou da torcida após a vitória conquistad­a sobre a Islândia, que garantiu a vaga no Mundial, e disparou gritos que remetiam à Ustasha, grupo de extrema direita, com política pró-nazismo.

 ?? DAVID W CERNY/REUTERS–1/9/2017 ?? Investigaç­ão. Extrema direita no jogo contra os checos
DAVID W CERNY/REUTERS–1/9/2017 Investigaç­ão. Extrema direita no jogo contra os checos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil