O Estado de S. Paulo

Jovem promessa morre nas ondas do furacão

-

Zander Venezia, de apenas 16 anos, considerad­o uma das grandes promessas da modalidade, morreu na terça-feira ao tentar pegar uma onda gigante na costa leste de Barbados, sua terra natal. A tragédia comoveu atletas e autoridade­s da modalidade.

“A comunidade do surfe está em choque desde terça-feira, depois de tomar conhecimen­to de que um de seus filhos favoritos, Zander Venezia, de 16 anos, de Bridgetown, Barbados, morreu enquanto surfava em condições sólidas em um fundo raso perto de sua casa, em um lugar chamado Box by Box’’, lamentou a Liga Mundial de Surfe (WSL, na sigla em inglês).

Venezia foi um dos surfistas que rumou à região leste de Barbados para aproveitar as ondas gigantes geradas pelo Furacão Irma. De acordo com os relatos dos presentes, o jovem havia acabado de celebrar “uma das melhores ondas da vida’’ e remava na água quando foi surpreendi­do por uma oscilação que o lançou para um conjunto de pedras no fundo do mar.

O corpo do jovem ainda passaria por autopsia, mas a primeira hipótese levantada foi de que Venezia sofreu uma fratura no pescoço ao ser lançado contra as pedras. Sangrando e inconscien­te, ele foi retirado da água pelo irmão mais novo de John John Florence, Nathan, que também estava no local para aproveitar as ondas gigantes.

“Ele era um dos melhores amigos dos meus filhos e como um filho para mim’’, contou o ex-surfista profission­al Alan Burke, ao site Surfline. “Ele tinha acabado de falar para o Dylan (Graves, outro surfista): ‘Acabei de pegar a melhor onda da minha vida. Me sinto vazio, estamos confusos aqui.’’’

Outro que lamentou a morte do jovem foi o multicampe­ão Kelly Slater. “Para todos, você era tão bom amigo quanto surfista. Obrigado pelo impacto que você teve naqueles que estiveram ao seu redor durante sua vida, com alegria e propósito. Vou te estimar para sempre’’, escreveu Slater nas redes sociais.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil