O Estado de S. Paulo

Ideias para fingir que é verão, arrasar no churrasco e se recuperar do pôquer

- ISABELLE MOREIRA LIMA

É tarde, mas ainda dá tempo. Se você não escolheu o que vai beber neste feriado, fique atendo, esta coluna vai te ajudar. Nesta semana, a ideia é harmonizar situações que podem ser vividas de hoje a domingo com estilos de vinhos e não exatamente com rótulos específico­s. Assim, você não fica preso a uma loja apenas e pode se virar no mercado que encontrar aberto neste Sete de Setembro.

Está em casa e sem planos? Que tal um vinho para fazer pensar, algo bem cabeça? Se gosta da ideia, há dois caminhos. Busque por palavras-chave como “não-filtrado” e “natural”. Se você ainda não é um convertido, será um desafio escrutinar suas nuances. Outra ideia é procurar o mais conhecido “vinho intelectua­l”, como é chamado o Barolo mundo afora.

Você chegou na praia e quer fingir que o verão já começou. Busque brancos levíssimos, como os costeiros chilenos, os italianos mediterrân­eos, ou os Muscadet-Sèvre et Maine sur lie, fresquíssi­mos e com alguma complexida­de por ficarem mais tempo em contato com as borras.

Você acaba de ser massacrado no pôquer, mas ainda quer impression­ar os amigos. Busque regiões que não são imediatame­nte reconhecid­as como Bairrada em Portugal, Rías Baixas, na Espanha; ou ainda cepas menos celebradas, como Ancellotta ou Avesso.

Para agradar ao amigo enófilo que se recusa a beber a cerveja no churrasco, saia do óbvio, fuja do Malbec e tente um Douro ou um Shiraz.

Se você lamenta que só faltam três meses para o fim do ano, afogue as mágoas com um delicioso Alentejo. Se quer comemorar que falta pouco para 2018, vá de borbulhas.

 ?? TIAGO QUEIROZ/ESTADÃO ?? Praia e piscina. Brancos leves e frescos para emular o verão
TIAGO QUEIROZ/ESTADÃO Praia e piscina. Brancos leves e frescos para emular o verão
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil