O Estado de S. Paulo

Santos e Corinthian­s apostam em seus garotos

Partida com ar decisivo terá em campo oito jogadores que foram formados pelos clubes, quatro em cada equipe

- Daniel Batista

Santos e Corinthian­s possuem históricos diferentes quando o assunto é a utilização da base, mas ambos entram em campo hoje, às 16h, na Vila Belmiro, tendo atletas revelados em casa como alicerces para manter a boa campanha no Campeonato Brasileiro. O jogo ainda ganha ares de decisão, principalm­ente para os mandantes. Os visitantes, líderes da competição, jogam tranquilos, ainda mais depois do 1 a 0 do Vasco sobre o Grêmio ontem.

A chance de uma dessas crias da base fazer a diferença no jogo da Vila é grande. Dos times prováveis para iniciar a partida, cada um tem quatro jogadores formados em casa. Sem o experiente David Braz, suspenso, Levir Culpi vai escalar os jovens Lucas Veríssimo (22 anos) e Gustavo Henrique (24) na zaga. Na lateral esquerda, Zeca (23) é

quem vai atuar enquanto o volante Alison (24) terá a missão de parar o artilheiro Jô (30).

O atacante do Corinthian­s veio do Terrão, como é conhecida a base alvinegra. Quem também saiu de lá é o experiente lateral-direito Fagner (28). E dois dos destaques do clube na temporada são jovens formados no Parque São Jorge.

Na lateral esquerda, Guilherme Arana (20) também é “prata da casa”, mas foi vetado pelo departamen­to médico por causa de dores na coxa direita. Seu substituto será outra cria da base, o jovem Marciel (22), que volta ao time após ficar afastado por ter usado um remédio com substância dopante. No meio de campo, o volante Maycon (20) aparece como elemento-surpresa em um jogo em que a disputa e o equilíbrio devem ser grandes.

Mas, a principal diferença entre as duas equipes é o fato dos revelados do Corinthian­s serem mais importante­s neste momento que os do Santos. Jô é um dos artilheiro­s do campeonato. Fagner acaba de voltar da seleção brasileira e Maycon esteve na mira de times europeus.

Já o Santos, que tradiciona­lmente revela grandes jogadores do meio para frente (Robinho, Neymar, Diego, entre outros), hoje tem na defesa representa­ntes de talentos feitos em casa. Zeca, campeão olímpico, é o principal deles.

Os rivais têm uma peculiarid­ade: estão entre os times brasileiro­s que mais contam com exjogadore­s trabalhand­o em algum setor do clube. Seja como técnico, auxiliar ou dirigente, ambos contam com muitas peças que já passaram (e, na maioria, com sucesso) como jogador por sua equipe principal.

O time da Vila Belmiro emprega, dentre outros, Serginho Chulapa, Elano, Juary e Clodoaldo. Já o Corinthian­s tem Coelho, Célio Silva, Márcio Bittencour­t, Yamada e conta ainda com o ex-lateral-direito Alessandro (que jogou no Santos) como gerente de futebol. Além, é claro, de Fábio Carille.

Sobrevivên­cia. Com 12 pontos à frente do Santos, a ideia do Corinthian­s é vencer para praticamen­te tirar um concorrent­e da briga pelo título. Foi esse o discurso adotado ao longo da semana. “Se vencermos, a diferença sobe para 15 pontos. Empatando, continua em 12. Tirar isso em menos de um turno é difícil, embora não impossível. A gente praticamen­te elimina um adversário”, disse Carille.

Já os santistas acreditam que um resultado positivo dará uma “pimenta” para o campeonato, como disse Ricardo Oliveira. “Com uma vitória, podemos colocar uma pimentinha no campeonato e dar um atrativo especial à competição.”

De acordo com o Santos, os 16 mil ingressos – 4,8 mil deles referentes a cadeiras cativas - se esgotaram ontem.

O Santos vem de quatro empates e na quarta-feira encara o Barcelona-EQU pela Libertador­es. Mesmo assim, Levir vai levar a campo o que tem de melhor. Já o Corinthian­s vai enfrentar o Racing-ARG, pela Copa Sul-Americana.

 ?? GUILHERME DIONÍZIO-4/9/2017 ?? Zeca. Campeão olímpico representa a base santista
GUILHERME DIONÍZIO-4/9/2017 Zeca. Campeão olímpico representa a base santista
 ?? DANIEL AUGUSTO JR./AG. CORINTHIAN­S-30/8/2017 ?? Maycon. Revelação corintiana, ele esteve na mira da Europa
DANIEL AUGUSTO JR./AG. CORINTHIAN­S-30/8/2017 Maycon. Revelação corintiana, ele esteve na mira da Europa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil