O Estado de S. Paulo

São Paulo continua o mesmo após a pausa

Time volta a decepciona­r a torcida; vencia a Ponte bem, mas se descontrol­a, permite empate e se mantém em penúltimo

- / GONÇALO JUNIOR

Depois de estar vencendo por 2 a 0, com a chance de sair provisoria­mente da zona de rebaixamen­to, o São Paulo teve o volante Jucilei expulso e cedeu o empate por 2 a 2 para a Ponte Preta ontem, no Morumbi. Com o resultado, o time permanece em penúltimo lugar e pode ver os rivais se distanciar­em no complement­o da rodada. O próximo jogo será outro confronto direto: o Vitória, em Salvador. No final da partida, as vaias tomaram conta do Morumbi, que novamente teve bom público, com 42 mil pessoas.

O jogo do Morumbi foi um retrato do drama vivido pelo time no torneio. Após a expulsão de Jucilei, aos 18 do segundo tempo, o São Paulo se descontrol­ou emocional e taticament­e não conseguiu segurar a vantagem e foi dominado em campo. Antes da expulsão, o cenário era completame­nte diferente.

Com Hernanes, as faltas marcadas na entrada da área estão voltando a ser um bom presságio para a torcida. Depois de marcar contra o Cruzeiro, outro jogo complicado, o meia criou a única grande chance do primeiro tempo, marcou aos 34 e abriu o placar. Em sete jogos, Hernanes fez sete gols.

Dorival fez a lição de casa nas duas semanas de pausa desde a derrota para o Palmeiras. A mudança de atitude anunciada foi traduzida por um time mais atento e mais dedicado à marcação. Funcionara­m duas mudanças que o treinador testou: a improvisaç­ão de Éder Militão como

lateral direito, deixando no banco os especialis­tas Buffarini e Bruno, e a entrada de Lucas Fernandes no lugar de Cueva no meio. Funcionara­m não apenas ontem, mas indicam tendências para as próximas partidas. A lateral parece uma questão resolvida.

A vitória parecia encaminhad­a no início da etapa final.

Após uma falha do goleiro Aranha na saída do gol, o zagueiro estreante Bruno Alves fez o segundo gol. O jogador que substituiu Arboleda, suspenso, comprovou sua fama de artilheiro – ele já havia feito quatro gols pelo Figueirens­e em 2017.

O lance que modificou completame­nte o jogo, transforma­ndo a vitória que parecia certa do São Paulo em uma situação dramática na luta contra o rebaixamen­to, aconteceu aos 17 minutos do segundo tempo. Após uma disputa na área, Jucilei tocou a mão na bola. O árbitro Marcelo de Lima Henrique assinalou pênalti e expulsou o volante. Na cobrança, Danilo diminuiu o placar: 2 a 1.

O controle emocional do São Paulo se esfarelou. Com um jogador a menos, o time mostrou todas as deficiênci­as da segunda pior defesa do torneio. A partida se transformo­u em ataque contra defesa. Aos 29, Gamalho empatou pelo alto.

Acuado e sem saída, o time do Morumbi escapou de levar o terceiro gol e, depois de duas semanas de treinament­o durante a pausa das Eliminatór­ias, não conseguiu achar um caminho para sair da zona de rebaixamen­to.

 ?? ALEX SILVA/ESTADÃO ?? Água fria. Leo Gamalho empata e são-paulinos lamentam
ALEX SILVA/ESTADÃO Água fria. Leo Gamalho empata e são-paulinos lamentam

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil