O Estado de S. Paulo

Nadal busca o 16º título de Grand Slam

Espanhol encara zebra sul-africana na decisão de hoje do US Open, onde já foi campeão duas vezes

-

Dono de 15 títulos de Grand Slam, Rafael Nadal buscará hoje o tricampeon­ato do US Open, em Nova York. O adversário será o surpreende­nte e “gigante” sul-africano Kevin Anderson, de 2,03 metros.

Nadal foi campeão do Grand Slam dos EUA nas edições de 2010 e de 2013 – as duas vezes sobre o sérvio Novak Djokovic – e disputará a sua quarta final no torneio norte-americano. Perdeu em 2011 também para o rival da Sérvia.

Só de Grand Slam, o espanhol tem 23 finais – está atrás apenas do suíço Roger Federer, que já disputou 29. Além dos dois títulos em Nova York, o tenista é o recordista de Roland Garros com 10 conquistas. São outros dois em Wimbledon e um no Aberto da Austrália.

Aos 31 anos, o espanhol vive grande temporada. Busca seu quinto título na temporada. Já ganhou Roland Garros e os Masters 1000 de Montecarlo e Madri, além do ATP 500 de Barcelona, todos no saibro. O último título em quadra dura foi em janeiro de 2014, quando levantou o troféu do ATP 250 de Doha, no Catar.

“Tem sido uma temporada incrível para mim após momentos difíceis. Estou muito feliz. Significa muito estar aqui nessa quadra diante dessa plateia incrível. Lutar aqui pelo título é muito importante para mim’’, disse Nadal após a vitória sobre Juan Martin del Potro na semi.

O tenista sul-africano Kevin Anderson, também de 31 anos, tem apenas três títulos de ATP na carreira e busca encerrar um jejum de mais de dois anos – a última conquista foi o ATP 250 de Winston Salem, também em solo norte-americano, em 2015.

Outro motivador para a decisão é a chance de fazer com que a África do Sul conquiste um título de Grand Slam pela primeira vez desde 1981, quando Johan Kriek foi o campeão do Aberto da Austrália, em Melbourne.

Antes disso, um sul-africano chegou à final do US Open pela última vez em 1965, com Cliff Drysdale.

Atual 32.º colocado do ranking da ATP, Kevin Anderson é o jogador com o ranking mais baixo a disputar uma final de Grand Slam desde 2008, quando o francês Jo-Wilfried Tsonga decidiu o Aberto da Austrália sendo apenas o número 38 do mundo.

O sul-africano pode ser também o campeão com o menor ranking desde o argentino Gaston Gaudio, em Roland Garros, em 2004 (44.º lugar). Em 1997, Gustavo Kuerten ganhou em Paris sendo o 66.º do mundo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil