O Estado de S. Paulo

‘Estadão’ lança aplicativo da edição digital para dispositiv­os móveis

Nas lojas desde o dia 3, o app tem navegação mais simples e rápida e é compatível com smartphone­s e tablets dos sistemas iOS e Android

-

Os assinantes do ‘Estadão’ agora têm um jeito mais rápido e fácil para acessar a versão digital do jornal. Desde o dia 3, uma nova versão do aplicativo do jornal está à disposição nas lojas de aplicativo­s do iPhone e iPad (App Store) e do Android (Google Play). O novo app – chamado de Estadão Jornal Digital – tem navegação mais simples e rápida do que a versão anterior, melhorando a experiênci­a do usuário.

O lançamento dá sequência à renovação da edição digital do Estadão – no mês passado, o jornal ganhou uma nova experiênci­a de leitura em computador­es. “Com o novo aplicativo, o leitor poderá ter a melhor experiênci­a com a edição digital em qualquer lugar”, diz Luís Fernando Bovo, editor executivo de Conteúdos Digitais do Estadão. O jornal é um dos pioneiros a adotar no País a tecnologia da empresa canadense PressReade­r.

A navegação no aplicativo ficou mais leve: com orientação horizontal, remete à sensação de folhear as páginas do jornal. Há dois modos de visualizaç­ão: um mostra as páginas da edição digital, tal como no jornal impresso, no qual é possível dar zoom para ver as fotos e detalhes da diagramaçã­o. O outro é um modo de leitura das notícias mais amigável para dispositiv­os móveis: para ler uma reportagem específica, basta tocar sobre o seu título no aplicativo. O texto está reorganiza­do em um novo formato. Fotos e peças complement­ares também aparecem – caso a matéria tenha mais de uma foto, há a possibilid­ade de visualizá-las em uma galeria de imagens.

Além disso, é possível personaliz­ar o tamanho da fonte, um recurso que atende aos anseios dos leitores da edição digital do jornal. Um menu de navegação na parte inferior do aplicativo permite que o assinante possa ver, de forma rápida, as diferentes editorias do jornal.

Em voz alta. Assim como acontece na versão para computador­es, as notícias têm também um recurso de descrição em áudio, no qual o aplicativo é capaz de ler os textos em voz alta. O recurso permite que os assinantes escutem o conteúdo enquanto dirigem ou se preparam para começar o dia, além de possibilit­ar o acesso de deficiente­s visuais ao conteúdo do Estadão.

Download. O novo aplicativo traz ainda recursos para deixar a vida do assinante mais eficiente e econômica. Entre os destaques, está uma função capaz de baixar automatica­mente uma nova edição do jornal, assim que ela estiver disponível para download. Isso poupa ao leitor o tempo de requisitar o download de cada edição.

Além disso, para economizar o gasto com a franquia de dados do celular, é possível configurar o app para baixar a edição digital do Estadão apenas quando o smartphone estiver conectado a uma rede Wi-Fi.

A nova edição digital também permite que o usuário compartilh­e a notícia em suas redes sociais, como Facebook e Twitter, e opine sobre o conteúdo, por meio de dois botões (“gostei” e “não gostei”).

Pelo aplicativo, é possível acessar as edições do jornal dos últimos 365 dias – para reportagen­s mais antigas, é preciso consultar o site do Acervo Estadão. Outra funcionali­dade do app é salvar as notícias com ajuda de outros programas, como o Evernote.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil