O Estado de S. Paulo

Argo e Fox se enfrentam em versões de topo

Versões de topo do Fiat e do Volkswagen trazem visual mais agressivo e boa oferta de equipament­os. Veja quem levou a melhor

- Thiago Lasco

Com apelo visual esportivo, opções HGT do Fiat e Pepper do VW buscam seu lugar ao sol no alto da pirâmide dos hatches compactos. Veja como eles se saíram

Os retrovisor­es externos são pintados em cor diferente do resto da carroceria – geralmente vermelha, tom que também aparece em detalhes na cabine. Molduras nas caixas de roda e vistosas rodas de liga leve reforçam o ar invocado. O desempenho, porém, não é propriamen­te de um esportivo. Volkswagen Fox Pepper, com tabela inicial de R$ 61.090, e Fiat Argo HGT, que parte de R$ 64.600, usam receitas parecidas para seduzir o consumidor.

O Volkswagen tem como trunfos a solidez mecânica, o bom comportame­nto dinâmico e o preço inicial menor. Mas o Fiat ganha em itens de série, conforto e acabamento, pesa menos no bolso em manutenção, seguro e consumo de combustíve­l e não fica devendo nada em prazer ao volante. Tudo isso ajudou a garantir sua vitória neste comparativ­o.

Passados três anos desde sua última atualizaçã­o, o Fox já não surpreende mais. O que não é necessaria­mente ruim: dirigilo é como reencontra­r um velho amigo e lembrar das razões que um dia justificar­am e fortalecer­am os laços de afeto.

O robusto motor 1.6 MSI de até 120 cv entrega 85% dos 16,8 mkgf de torque já a 2.000 rpm, o que se traduz em presteza nas saídas e agilidade no trânsito urbano. Em rodovias, a condução em velocidade de cruzeiro é mais silenciosa que a do Fiat, graças à sexta marcha do câmbio manual, ausente no do rival.

Já o novato Argo traz o mesmo 1.8 de até 139 cv que também equipa versões do Jeep Renegade. Ele sofre um bocado para deslocar o jipão, mas “sobra” para o peso do hatch. A diferença de potência se faz notar sobretudo

em rotações mais elevadas, nas quais ele se revela até mais divertido que o VW.

Outra boa surpresa: a suspensão molenga e o câmbio impreciso fazem parte de um passado do qual a Fiat finalmente começa a se livrar. A VW sempre foi muito superior nesses quesitos, mas o Argo conseguiu encurtar essa distância.

Por dentro. Mas é na comparação entre as cabines que o Argo mais se destaca. Seu acabamento é tão mais caprichado que parece até ser de um carro de segmento superior. O painel tem curvas, vincos e recortes que seduzem o olhar, plásticos com texturas agradáveis ao toque e uma faixa horizontal vermelha que ameniza o domínio da cor preta em todo o habitáculo.

Já o Volkswagen recorre à estridênci­a para tentar disfarçar o peso da idade do Fox. Na versão Pepper, bancos e portas são revestidos de couro sintético em tons de cinza claro e vermelho berrante, uma combinação do tipo “ame ou odeie”.

As linhas retas e limpas do painel encantavam em 2009 – mas, diante do novo Fiat, soam envelhecid­as e datadas.

Nos dois hatches, o motorista encontra os comandos à mão e instrument­os com informaçõe­s equivalent­es, embora os grafismos e a tela central do Argo tenham ar mais moderno. O Fox tem posição de dirigir mais alta e a regulagem do encosto dos bancos, por roldana, ganha em precisão da do Argo, por alavanca. Os retrovisor­es do Fiat são maiores, o que facilita a vida no trânsito e em manobras, e têm rebatiment­o elétrico.

Quem prefere bancos bem firmes se dará melhor com os do Fox, que são também mais finos e estreitos. No Argo, os dianteiros têm laterais mais reforçadas e o traseiro traz apoio de cabeça para o quinto ocupante. O porta-malas do Fiat tem 30 litros a mais de capacidade.

 ?? NILTON FUKUDA/ESTADÃO ??
NILTON FUKUDA/ESTADÃO
 ??  ??
 ??  ?? Influência. Lanternas do Argo lembram as do Alfa Giulietta
Influência. Lanternas do Argo lembram as do Alfa Giulietta
 ??  ?? Porte. Carroceria do Fox é mais estreita e alta que a do rival
Porte. Carroceria do Fox é mais estreita e alta que a do rival
 ??  ?? Datado. Diante do Fiat, interior do Fox parece envelhecid­o
Datado. Diante do Fiat, interior do Fox parece envelhecid­o
 ??  ?? Vistoso. Tela de 7” domina o centro do painel do Argo
Vistoso. Tela de 7” domina o centro do painel do Argo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil