O Estado de S. Paulo

Civic faz 45 anos sem crise de meia idade

Bem sucedido modelo da Honda nasceu como um hatch de entrada e já vendeu mais de 18 milhões de unidades em dez gerações

-

O Honda Civic está completand­o 45 anos, e sem aparentar nenhum sinal de crise de meia idade. O modelo nasceu no Japão, em 1972, como um veículo subcompact­o, voltado para uso urbano. A distância entre-eixos era de apenas 2,28 metros (a mesma do Fiat 500 atual).

O motor 1.2 tinha como caracterís­tica o baixo consumo, algo desejável numa época de crise de petróleo.

Em 1975, o modelo recebeu o motor conhecido pela sigla CVCC, cujo cabeçote tinha um formato que proporcion­ava maior eficiência na queima de combustíve­l. Ele até dispensava o uso de catalisado­r.

A segunda geração estreou em 1979. O carro chegou maior e mais potente. O motor trouxe uma terceira válvula por cilindro e passou a ser oferecido em duas variações: o 1.3 rendia 56 cv, enquanto o 1.5 gerava 68 cv.

Além do câmbio manual, havia sistema semiautomá­tico de duas marchas, denominado Hondamatic. O segundo Civic podia ser hatch, sedã ou perua.

A terceira geração foi lançada em setembro de 1983. Ela marcou o lançamento do primeiro Si. O esportivo trazia motor 1.6 de comando duplo e 130 cv, além de suspensão recalibrad­a. Outra primazia dessa geração foi a tração integral.

A quarta geração chegou ainda em 1987. Mais uma vez, o Civic ficou maior, e tinha como caracterís­tica uma linha de capô baixo. Foi nessa época que o modelo ganhou suspensão traseira independen­te.

A quinta geração chegou em 1991 (em setembro). Além de crescer, ganhou linhas mais arredondad­as e aerodinâmi­cas. O modelo trouxe a carroceria cupê pela primeira vez.

A sexta geração chegou também em setembro, mas de 1995. Ela marcou o início de produção do sedã no Brasil. A Honda começou a montagem na fábrica de Sumaré (SP) em 1997.

A sétima geração foi lançada em setembro de 2000, e foi a primeira a trazer o piso traseiro plano, que aumentava o espaço no banco de trás.

Já o oitavo modelo chegou em setembro de 2005, com um estilo futurista por fora e por dentro. Até 2006, a Honda registrava vendas globais de 16,5 milhões de unidades do sedã médio, desde o lançamento.

A nona geração foi lançada em 2012. Ao contrário da geração anterior, que teve estilo revolucion­ário, era apenas uma evolução, mantendo caracterís­ticas do antecessor, como o painel em dois andares.

A atual geração estreou aqui em agosto do ano passado, exibindo estilo agressivo, principalm­ente na traseira, o que confere ao sedã um visual de cupê. Até hoje, foram vendidos cerca de 18,5 milhões de Civic.

 ?? HONDA ?? Pioneiro. Geração inaugural do carro, lançada em 1972, tinha entre-eixos de apenas 2,28 metros e econômico motor 1.2
HONDA Pioneiro. Geração inaugural do carro, lançada em 1972, tinha entre-eixos de apenas 2,28 metros e econômico motor 1.2
 ?? FELIPE RAU/ESTADÃO ?? Atual. Décima geração tem opção de motor turbo de 173 cv
FELIPE RAU/ESTADÃO Atual. Décima geração tem opção de motor turbo de 173 cv
 ?? OSWALDO PALERMO/ESTADÃO ?? Nacional. Primeiro Civic brasileiro saiu da fábrica em 1997
OSWALDO PALERMO/ESTADÃO Nacional. Primeiro Civic brasileiro saiu da fábrica em 1997

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil