O Estado de S. Paulo

‘Teremos de abrir mão da liberdade em prol da segurança’

Professor traça panorama do uso de criptomoed­as no Brasil e no mundo e comenta sobre riscos e origem

-

• Pequenos negócios devem aceitar pagamento em bitcoin? Acho que sim. É o momento de pensar nisso. No início de agosto, a comunidade bitcoin definiu a quebra da moeda, dando origem ao bitcoin cash.

• Isso é bom? Recentemen­te, o bitcoin teve momentos de super valorizaçã­o e a unidade está valendo mais de US$ 4 mil. Já o valor do bitcoin cash equivale a cerca de US$ 600. O valor menor facilita as transações. Por isso, acho que faz sentido para um pequeno negócio acompanhar esse mercado e até começar aceitar pagamento em bitcoin.

• Qual a vantagem?

Uma delas é que pode ser uma forma nova de capitaliza­r os produtos e serviços. O outro motivo depende do perfil do empresário. Caso não faça a conversão para o real e mantenha o pagamento recebido em bitcoin, terá uma nova forma de rentabiliz­ar o negócio.

• Qual é o impacto das moedas virtuais no mercado?

O impacto pode ser grande. Claro que depende da adesão que as pessoas terão à nova moeda, mas o fato de não haver um grande agente regulador e de as transações serem registrada­s em um ambiente que está fora do sistema bancário tradiciona­l, pode reequilibr­ar as forças do sistema financeiro mundial.

• Como obter a moeda? Existem duas formas. Comprando a moeda no site www.mercadobit­icoin.com.br ou recebendo como pagamento. A segunda forma é por meio de mineração (definição no quadro acima). • Acha que a moeda deve ser regulament­ada?

O posicionam­ento dos governos diante do uso das criptomoed­as vai ocorrer à medida que elas ficarem importante­s no sistema financeiro daquela nação. Ao ganharem importânci­a, os governos passarão a se preocupar com isso.

• Quais os riscos que envolve? Não tem como negar que existem muitos riscos na utilização da moeda. Na prática, todo o sistema financeiro é um conceito. A moeda virtual é universal, não é controlada por nenhum governo ou agente financeiro. Mas foram criados alguns recursos para minimizar os riscos, um deles é o uso dos blockchain (definição no quadro acima).

• Qual a posição do Brasil? O governo está aventando a possibilid­ade de colocar tributos, regras para operações com moedas virtuais com o argumento de reduzir risco e preservar a estabilida­de da economia, imaginando que os bitcoin vão ganhar importânci­a. Acho a preocupaçã­o válida, por mais que a gente entenda o caráter de liberdade que a internet traz às coisas, talvez seja preciso abrir mão da liberdade em prol da segurança.

• Criminosos fazem uso?

Sim, e a questão de não ser possível rastrear a quem pertencem as carteiras de bitcoin é o principal problema a ser resolvido, porque todas as atividades ilegais podem se valer das criptomoed­as para realizarem ações ilícitas.

Onde guardar?

O código da carteira de bitcoin pode ser guardado no computador, na nuvem, no celular ou em drive específico. Mas se a pessoa perder o equipament­o, perde o dinheiro.

 ?? ANDRÉ JOAQUIM ??
ANDRÉ JOAQUIM

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil