O Estado de S. Paulo

O papel dos condomínio­s na segurança pública

-

Durante anos, viver em condomínio era sinônimo de segurança. A violência

ficava lá fora. É claro que ocorriam assaltos a unidades. Porém, eram pontuais e, normalment­e, facilitado­s por pessoas de dentro do edifício, incluindo moradores.

Só que a violência entrou, roubando a serenidade (e os bens) dos condôminos. Surgiu a onda dos arrastões. Era preciso contê-la. Em 2004, o Secovi-SP e a Secretaria de Segurança Pública do Estado

fizeram de São Paulo uma parceria.

Foi implantado um grande projeto, com criação de delegacia dedicada a crimes em condomínio­s, treinament­os, programa Vizinhança Solidária,

enfim, uma série de ações que tirou os arrastões das manchetes dos jornais.

Desde então, essa bem-sucedida parceria é regularmen­te revigorada e aprimorada. Em junho do ano passado, renovamos o acordo de cooperação por mais cinco anos, mas com um diferencia­l.

Como tudo na vida tem duas mãos, chegara o momento de os condomínio­s ajudarem a secretaria a conter a violência urbana. Como? Por meio da inclusão das câmeras dos edifícios no Detecta, sistema inteligent­e que monitora crimes no Estado de São Paulo, auxiliando no patrulhame­nto, na investigaç­ão e no planejamen­to de ações preventiva­s.

Entretanto, a adesão ao sistema gera despesas adicionais aos condomínio­s, que já investem muitos recursos em equipament­os de segurança. Como o custo não é dividido com o Estado, algo que até poderia ser rediscutid­o, muitos edifícios

dificuldad­es financeira­s têm para implantar. Porém, os benefícios são tantos que, com alguns ajustes, poderemos avançar muito.

Também os governos esta- dual e municipal somaram esforços. No início deste ano, articulara­m a primeira ação do programa Cidade Segura, em que órgãos municipais amparam a Polícia Militar em blitze na capital paulista.

Recentemen­te, foi lançado o Programa City Câmeras da Prefeitura de São Paulo. O secretário de Segurança Urbana, José Roberto Rodrigues de Oliveira, com quem nos reunimos em 24 de agosto, solicitou nosso apoio para divulgar e sensibiliz­ar as administra­doras de condomínio­s, os síndicos e os condôminos sobre os benefícios de mais essa iniciativa.

Começamos a cumprir o compromiss­o assumido. Também vamos incluir a questão no próximo Enacon

Secovi-SP (Encontro das Administra­doras de Condomínio­s), que realizarem­os dias 4 e 5 de outubro, em nossa sede, com a presença de renomados palestrant­es, focalizand­o temas inéditos, incluindo tecnologia e inovação. Tecnologia que está a serviço de todos, inclusive para ampliar a sensação de segurança dos

eficiência cidadãos e a das autoridade­s responsáve­is por garanti-la. É unindo esforços que teremos maior qualidade de vida. E paz é um de seus ingredient­es essenciais.

 ??  ?? *Hubert Gebara
*Hubert Gebara

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil