O Estado de S. Paulo

Nirvana é tema de exposição

Mostra em SP conta a história da banda de Kurt Cobain

- Guilherme Sobota

A cidade de Seattle viu, no dia 13 de setembro de 1991 (exatos 16 anos atrás), a festa de lançamento do Nevermind – o segundo disco do Nirvana, que transformo­u a banda num fenômeno global e histórico. Fotos dessa reunião (que teve os três membros do grupo expulsos após uma guerra de comida), o cartaz de convocação para a filmagem do clipe de Smells Like Teen Spirit e a primeira guitarra que Kurt Cobain quebrou na vida (num show em 1988) estão em Nirvana: Taking Punk to the Masses, exposição que fica no Lounge Bienal, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, até o dia 12 de dezembro.

São mais de 200 itens que pertencera­m a membros da banda e uma cenografia multimídia que explora a história do rock undergroun­d dos anos 1980 nos EUA – cena que serviu de cama elástica para o sucesso da banda. Os ingressos custam de R$ 25 a R$ 35 e estão disponívei­s no ingressora­pido.com.br. As visitas são agendadas.

A exposição é permanente no The Museum of Pop Culture de Seattle, mas fez sua primeira viagem internacio­nal ao Brasil – ficou no Rio entre junho e agosto e agora desembarca em São Paulo no subsolo do Pavilhão Bienal.

O curador Jacob McMurray explica que houve contato com o espólio de Kurt Cobain, mas que tanto a viúva (Courtney Love) quando a filha (Frances) de Kurt Cobain não interviera­m no processo – tampouco colaborara­m, porque era desejo da exposição utilizar diários e pinturas do cantor. Um quadro, que Kurt chamava de New American Gothic, está na mostra. “Courtney ficou silenciosa durante todo o processo de montagem da exposição, o que pode ter sido uma coisa boa”, brincou o curador na abertura da exposição, na terça-feira, 12, em São Paulo.

“Um dos desafios era tentar agradar primeiro a uma audiência que ainda está viva e é muito crítica, em Seattle”, disse McMurray, referindo-se aos membros das bandas e fãs que viveram o grunge no final dos anos 1980. “Às vezes, a história do Nirvana e de Kurt Cobain tem uma aura pesada, muito conectada a drogas, depressão e suicídio, mas quisemos mostrar outro lado também, do surgimento e dos bons momentos de uma banda tão importante.”

A primeira guitarra que Kurt Cobain quebrou num show, no dia 30 de outubro de 1988, está lá (ou o que sobrou dela, uma Fender Mustang) – isso foi poucos dias antes do single Love Buzz sair, já pela Sub Pop (o primeiro contrato da banda com a gravadora independen­te de Seattle também aparece na exposição). O show num dormitório da faculdade de Evergreen virou lendário por ter transforma­do a banda iniciante da pequena Aberdeen num lance de sucesso em Olympia (96 km de Seattle) – e claro que Pete Townshend e Jimi Hendrix já quebravam as guitarras muito antes disso, mas não numa festa para umas dezenas de malucos num dormitório de faculdade.

Krist Novoselic, o baixista do Nirvana, foi de grande importânci­a para a mostra, segundo o curador. Novoselic ficou afastado do show biz depois da morte de Cobain em 1994, mas recentemen­te voltou a aparecer e este ano está de banda nova, o Giants in the Trees, com um rock alternativ­o meio psicodélic­o. Ele cedeu vários itens para a exposição, e um dos murais tem 20 LPs do seu acervo pessoal que influencia­ram a formação musical do Nirvana. Vários baixos aparecem lá – o seu primeiríss­imo Ibanez preto e o Guild acústico que ele usou na gravação do Unplugged MTV.

Este ano, fez 23 que Kurt Cobain morreu. 23 anos! Embora aparenteme­nte seja cool criticar o Nirvana, a vontade de botar para tocar a versão super deluxe do Nevermind vai aparecer após uma visita à mostra.

 ?? FOTOS RAFAEL ARBEX/ESTADÃO ?? Raridades. Guitarras que Kurt tocou na turnê ‘In Utero’ e em ‘Reading 92’ (D)
FOTOS RAFAEL ARBEX/ESTADÃO Raridades. Guitarras que Kurt tocou na turnê ‘In Utero’ e em ‘Reading 92’ (D)
 ??  ??
 ??  ?? (acima); itens do unplugged e set lists dos shows no Brasil (à esquerda)
(acima); itens do unplugged e set lists dos shows no Brasil (à esquerda)
 ??  ?? Itens. Primeira guitarra que Cobain quebrou no palco
Itens. Primeira guitarra que Cobain quebrou no palco

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil