O Estado de S. Paulo

Morre o fundador da Royal Shakespear­e Co.

-

O importante diretor de teatro britânico Peter Hall, fundador da Royal Shakespear­e Company, morreu aos 86 anos, informou o Teatro Nacional na terça, 12. Segundo a fonte, Hall morreu na segunda, 11, em um hospital de Londres, cercado pela família. “Peter Hall era um internacio­nalmente celebrado diretor de palco e empresário do teatro, cuja influência na vida artística do Reino Unido no século 20 foi inigualáve­l.”

A carreira de Hall abrangeu mais de meio século. Quando tinha cerca de 20 anos, montou a estreia em língua inglesa de Esperando Godot, de Samuel Beckett, e, em 1960, aos 29 anos, fundou a Royal Shakespear­e Company, que dirigiu até 1968.

Como diretor do Teatro Nacional em 1973, Hall foi responsáve­l pela mudança do teatro Old Vic para complexo construído com esse propósito na margem sul do Rio Tâmisa. Seu trabalho como diretor de teatro incluiu as estreias de A Volta ao Lar (1965), de Harold Pinter, Amadeus (1979), de Peter Shaffer, e Bedroom Farce (1977), de Alan Ayckbourn. Sua última produção no Teatro Nacional foi Noite de Reis, em 2011.

Hall, diagnostic­ado com demência em 2011, também era renomado diretor de ópera e trabalhou em algumas das principais casas do mundo, incluindo a The Royal Opera, a Metropolit­an Opera e a Bayreuth.

Hall nasceu em novembro de 1930, filho de um chefe de estação de trem em Suffolk.

 ?? DAVID ZALUBOWSKI/AP ?? Peter Hall. Carreira de 50 anos como diretor e empresário
DAVID ZALUBOWSKI/AP Peter Hall. Carreira de 50 anos como diretor e empresário

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil