O Estado de S. Paulo

Utilitário­s perdem espaço no salão

-

Se no Salão de Frankfurt de 2015 os utilitário­s esportivos foram as principais atrações, na edição deste ano eles foram ofuscados pelos novos conceitos de mobilidade expostos nos vários pavilhões da feira. Mas, entre os modelos “reais”, que estarão nas ruas nos próximos meses, eles ainda são maioria.

A Dacia mostrou uma nova geração do Duster. O modelo é vendido na Europa pela subsidiári­a romena da Renault e chegará ao mercado brasileiro em 2019. O Duster nacional, no entanto, terá algumas mudanças no visual ante o modelo europeu. Ainda dá tempo de a marca criar uma traseira diferente da do europeu, que lembra muito a do Jeep Renegade.

Da Volkswagen a estrela do evento é o T-Roc, utilitário compacto feito sobre a plataforma MQB – a mesma de modelos como Golf e o novo Polo, que será produzido no Brasil. Apesar de ser muito parecido com o hatch que será nacional, a marca informa que o T-Roc não tem “ligações diretas” com o Polo.

O novo jipinho não deverá ser vendido no País. No mercado brasileiro a Volkswagen irá oferecer um modelo ligeiramen­te diferente, baseado no conceito T-Cross. A novidade será um pouco maior que o T-Roc mostrado em Frankfurt e ficará posicionad­a abaixo do Tiguan. O modelo médio, aliás, será vendido no Brasil apenas em versões de sete lugares, chamada de Allspace, e aposentará a geração atual do Tiguan.

A Volkswagen continuará investindo fortemente no segmento de utilitário­s. No Brasil haverá quatro ou cinco opções dos mais variados tamanhos, incluindo o grandalhão Atlas, por ora feito nos EUA.

Da BMW, a novidade é a terceira geração do X3. O modelo chega ao Brasil no primeiro trimestre de 2018 e poderá ser fabricado em Santa Catarina. A decisão ainda não foi tomada – é possível que marca faça aqui o novo X2, que ainda não foi lançado.

A britânica Jaguar levou ao evento alemão o novo E-Pace, seu segundo utilitário esportivo. Menor que o F-Pace, o modelo aposta no visual arrojado, assim como seu “irmão”.

O E-Pace deverá chegar ao mercado brasileiro no ano que vem. No estande vizinho, da Land Rover, que pertence ao mesmo grupo, o destaque é o Discovery SVX. Preparado pela divisão de projetos especiais da marca, tem capacidade fora de estrada ainda melhor que a do Discovery “de rua”.

A chinesa Chery, estreante em Frankfurt, também vai na onda dos utilitário­s. A estrela da empresa no salão é o protótipo TX. Trata-se do primeiro produto da Exeed, submarca criada com foco exclusivo no mercado europeu./I.M.

 ?? FOTOS: DANIEL ROLAND/AFP ?? Mudanças são sutis na parte frontal da nova geração do Dacia Duster
FOTOS: DANIEL ROLAND/AFP Mudanças são sutis na parte frontal da nova geração do Dacia Duster
 ??  ?? EXEED TX
De porte médio, o protótipo TX deverá dar origem ao primeiro modelo da nova submarca da chinesa Chery, criada com foco na Europa.
EXEED TX De porte médio, o protótipo TX deverá dar origem ao primeiro modelo da nova submarca da chinesa Chery, criada com foco na Europa.
 ?? KAI PFAFFENBAC­H/REUTERS ?? VOLKSWAGEN T-ROC Modelo utiliza a plataforma MQB e não está nos planos da VW brasileira. Para o País, virá um novo SUV, maior e com mais porta-malas.
KAI PFAFFENBAC­H/REUTERS VOLKSWAGEN T-ROC Modelo utiliza a plataforma MQB e não está nos planos da VW brasileira. Para o País, virá um novo SUV, maior e com mais porta-malas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil