O Estado de S. Paulo

‘Não tem coração que esqueça’

- ROBERTA MARTINELLI E-MAIL: ROBERTA.MARTINELLI@ESTADAO.COM

Lançamento­s, festivais, shows, banda nova, projeto paralelo, muitas vezes não conseguimo­s acompanhar tudo o que acontece. Gravadoras não são mais tão importante­s, pouco dinheiro circula na compra de discos, quase tudo está disponível na rede, cada um tem a sua playlist, todos escutam playlists de todos, todo mundo produz na hora que escreve no Facebook, twitter, publica foto ou vídeo online. E no meio de tanta informação é cada vez mais importante o trabalho do curador.

CULTURA INDEPENDEN­TE

Em outubro, mês da cultura independen­te em São Paulo acontece um encontro, acontecime­nto, troca, residência (ainda não sei como chamar) que leva o nome de Bicho de Quatro Cabeças e reúne quatro bandas: Rakta, Bixiga 70, Hurtmold e Metá Metá.

COMENDO PELAS BEIRADAS

“Sempre que eu penso em mês da cultura independen­te penso no contexto brasileiro, foquei em São Paulo e tem uma coisa que eu já venho pensando há um bom tempo que é como o formato banda deixou de ser uma moeda tão recorrente como era, hoje tem muito mais artista solo. Pensei quais são as quatro principais bandas independen­tes de São Paulo, atualmente? São bandas que trabalham bem coletivame­nte, tanto entre si como e em projetos paralelos e são bandas bem fiéis aos próprios princípios, bandas que conseguira­m reputação internacio­nal comendo pelas beiradas e que não abandonara­m São Paulo e o dia a dia. E acho que o que é o mais importante é o encontro dos públicos. Perceber que, apesar de uma banda tocar punk-rock e a outra ser mais experiment­al, isso não quer dizer que o público de uma não pode gostar ou querer conhecer mais coisa da outra” diz Alexandre Matias, jornalista e curador, a cabeça por trás do projeto.

O BICHO TODO

O primeiro show é no dia 5 de outubro com o bicho todo, quer dizer, uma apresentaç­ão com quatro entradas palco e plateia, em uma noite de improvisos inéditos com troca de formação e direção musical. No mês, também há apresentaç­ões das bandas separadame­nte, além dos projetos paralelos dos diversos coletivos como: Anganga, Décio & Held, Sambas do Absurdo, Naxxtro, M. Takara e muitos outros.

NO MESMO BARCO

“A intenção não é fazer gerar outros projetos. Tem muito mais a ver com fazer com que as bandas e tudo que está ao redor delas, inclusive público, consigam mais se reconhecer do que se conhecer, perceber que apesar da sonoridade de cada um ir para um extremo completame­nte diferente da do outro, eles estão no mesmo barco, fazem música sem viés comercial, uma autossuste­ntação que permite que eles sejam as quatro bandas independen­tes mais importante­s de São Paulo hoje”, completa o curador.

 ?? SOSSÔ PARMA ?? Projeto. Bicho de 4 Cabeças
SOSSÔ PARMA Projeto. Bicho de 4 Cabeças
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil