O Estado de S. Paulo

Valdemar opera contra concessão de aeroporto

- ANDREZA MATAIS MARCELO DE MORAES COLUNADOES­TADAO@ESTADAO.COM POLITICA.ESTADAO.COM.BR/BLOGS/COLUNA-DO-ESTADAO/

Ogoverno foi informado de que o ex-deputado Valdemar Costa Neto, chefe do PR, tem articulado para tentar dificultar as concessões de aeroportos. Entre eles o de Congonhas, considerad­o a “joia da coroa” do seu pacote de concessões. A equipe do PPI, que toca o programa, recebeu queixa de investidor­es de que a Infraero acaba de licitar uma área comercial nesse terminal de mais de 28 mil m² para construção de megalojas, por R$ 143,7 milhões e com prazo de 300 meses. Valdemar é o padrinho do presidente da Infraero, Antonio Claret.

» Difícil. Investidor­es alertaram que, se continuar assim, ninguém vai participar das concessões. Será o mesmo que comprar uma casa com um dos cômodos ocupado por um estranho.

» Com a palavra. A Infraero informa que segue licitando porque “a qualificaç­ão de um ativo para o Plano de Desestatiz­ação se dá por meio de decreto presidenci­al e, até o momento, não houve nenhuma deliberaçã­o nesse sentido”.

» Palavra cruzada. As movimentaç­ões da Infraero ocorrem no momento em que Temer tenta atrair investidor­es estrangeir­os para as concessões. A Coluna não localizou Costa Neto.

» Deixa eles. O criminalis­ta Celso Vilardi decidiu não recorrer da decisão judicial que mandou suspender a destruição de provas da Operação Castelo de Areia. Ele defende a empreiteir­a Camargo Corrêa.

» Questão de tempo. Vilardi diz que “não vai atravancar os tribunais” contra uma decisão que “não tem potencial de prosperar”.

» Mudança. Dentro do PSDB, acabou a conversa sobre um candidato a vice que seja do Nordeste. Renata Campos (PSB), viúva de Eduardo Campos, não se interessou e o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), vai disputar o governo baiano contra o PT.

» No colo. A preferênci­a se deslocou para o lado do mineiro Antônio Anastasia.

» Fim. A crise provocada pelas declaraçõe­s do general Hamilton Mourão terá um desfecho hoje. Sairá uma nota do comandante do Exército chancelada pelo ministro Jungmann.

» Banca. O ex-procurador Marcelo Miller não foi o primeiro servidor recrutado pelo Trench Rossi Watanabe. Em 2011, o escritório contratou Marcos Vinicius Neder de Lima, ex-subsecretá­rio de Fiscalizaç­ão da Receita Federal.

» Detalhe. Assim como Miller, o contrato ocorreu antes da publicação da exoneração dele no DOU.

» Delay. Na época, Neder justificou ter pedido exoneração em 17 de janeiro, três dias antes de assinar o contrato, mas a publicação demorou dez dias para sair.

» Climão. O PT faz hoje, em São Paulo, seu primeiro evento oficial depois que Antonio Palocci denunciou Lula. Vai discutir “o Brasil que o povo quer”, com a presença do ex-presidente.

» Escritor. João Paulo Cunha, condenado no Mensalão, lança hoje seu segundo livro. Uma coletânea de resenhas de obras literárias que leu na Papuda.

COM ANA POMPEU. COLABORARA­M ROBERTO GODOY E FELIPE FRAZÃO.

 ?? ANA POMPEU/ESTADÃO ?? CLICK. Presidente na ausência de Michel Temer, Rodrigo Maia foi ao plenário da Câmara para acompanhar a votação da reforma política, que ajudou a negociar.
ANA POMPEU/ESTADÃO CLICK. Presidente na ausência de Michel Temer, Rodrigo Maia foi ao plenário da Câmara para acompanhar a votação da reforma política, que ajudou a negociar.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil