O Estado de S. Paulo

Estudante é baleado em roubo no Alto de Pinheiros

- Bibiana Borba Marco Antônio Carvalho

O estudante Lucas Monteiro Espinosa, de 22 anos, foi baleado na noite de anteontem em uma tentativa de roubo no Alto de Pinheiros, na zona oeste de São Paulo. O tiro foi disparado por um criminoso, após a vítima não ter entregue a chave do carro em que estava nas mãos do homem, que ficou nervoso e puxou o gatilho. O disparo atingiu Espinosa no peito, perfurando o seu pulmão. Ele foi socorrido e tem quadro estável. Ninguém foi preso.

De acordo com informaçõe­s da Polícia Civil, o estudante havia acabado de entrar no carro, um modelo Fiat Punto, que estava estacionad­o na Rua Pascoal Vita, próximo da Praça Coronel Custódio Fernandes Pinheiro, conhecida como Praça do Pôr do Sol.

Por volta das 20 horas, ele foi abordado por um homem que identifico­u posteriorm­ente co- mo sendo pardo, de 1,75 metro de altura, vestindo uma camisa escura e usando um boné também de cor escura. “Como a vítima desceu rapidament­e do carro e não entregou a chave ao ladrão, este ficou nervoso e atirou contra ela, subtraindo a carteira e o relógio”, descreve o boletim de ocorrência registrado no 14.º Distrito Policial (Pinheiros), que investiga o caso.

Foram dois vigilantes da rua que primeiro viram o estudante caído no chão e se preocupara­m em checar os seus sinais vitais, acionando o socorro e a polícia na sequência. O criminoso teria fugido ao entrar em um carro de apoio, um modelo Honda Fit de cor dourada, segundo testemunha­s, deixando o carro da vítima para trás.

O jovem foi encaminhad­o para atendiment­o de emergência no Hospital das Clínicas, que informou na tarde de ontem que seu quadro era estável. A polícia disse que chegou a tentar colher informaçõe­s do suspeito com o paciente, mas Espinosa estava “um pouco desacordad­o”, pois o seu quadro inspirava cuidados. A bala ficou alojada no diafragma.

Estatístic­a. A quantidade de latrocínio­s (roubos seguidos de morte) neste ano é a maior no Estado desde 2003, com 237 casos, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil