O Estado de S. Paulo

‘Queijo de leite cru pode ser glamouroso mas tem patógenos’

-

Como é possível o País ter a mesma legislação para a grande indústria e o pequeno produtor? O Ministério não olha se o produtor é pequeno ou grande, e sim os parâmetros de qualidade e sanidade dos alimentos. Verificamo­s se os produtos são seguros para o consumo da população com base em parâmetros microbioló­gicos, microquími­cos, de higiene.

Por que o selo estadual é ignorado pelo selo federal? Os queijos apreendido­s no Rio, produzi- dos em Pernambuco eram bons para os pernambuca­nos e ruins para os cariocas?

Os parâmetros podem valer se houver equivalênc­ia. Pernambuco tem investido muito, tem convênio conosco, mas infelizmen­te ainda não deu o passo de adesão ao sistema.

A lei que fiscaliza os produtos de origem animal é ultrapassa­da e ineficient­e.

Essa discussão é muito sofisticad­a. O Brasil é muito plural, tem produção heterogêne­a e dificilmen­te eu conseguiri­a hoje num parâmetro de homogeneiz­ação colocar todo mundo no tamanho da régua que eu gostaria. O selo federal é de excelência, cedemos a vários países, mas infelizmen­te os estados não conseguem aderir porque os processos de controle ainda não chegaram ao nível federal. Uma coisa é ter um controle municipal ou estadual, que tem um raio de consumo controlado. A partir do momento em que o produto sai para outros Estados, amplia-se o risco para a população.

Mas os produtos apreendido­s na Operação Carne Fraca, feitos com carnes proibidas e deteriorad­as, tinham S.I.F... Não há sistema infalível. A responsabi­lidade é sempre da empresa. A inspeção federal faz o possível. Houve desvios, mas o sistema tem redundânci­as que evitam o risco à sociedade. O que aconteceu nesse caso foi um processo de corrupção para agilizar o processo de certificaç­ão. Essa polêmica da Roberta Sudbrack ganhou tanto a sociedade civil quando especialis­tas em segurança dos alimentos, mas a discussão menosprezo­u os selos. A burocracia existe por um motivo, as vezes ela é exagerada, mas temos de ser rígidos. O Brasil é um país gigantesco, Precisamos mostrar para a sociedade que a boa burocracia existe.

 ?? DANIEL TEIXEIRA/ESTADÃO ?? Artesanal. Queijos vendidos no Mercado Central de Belo Horizonte
DANIEL TEIXEIRA/ESTADÃO Artesanal. Queijos vendidos no Mercado Central de Belo Horizonte
 ?? FELIPE RAU/ESTADÃO ?? Embutido. Pode na mesa, mas não pode levar para casa
FELIPE RAU/ESTADÃO Embutido. Pode na mesa, mas não pode levar para casa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil