O Estado de S. Paulo

MPF pede fim de censura ao Grupo Estado

-

O Ministério Público Federal emitiu parecer favorável ao recurso extraordin­ário do Grupo Estado contra decisão que, desde julho de 2009, impede o jornal O Estado de S. Paulo de publicar notícias sobre a Operação Faktor (ex-Boi Barrica). O Estado completa hoje 2.916 dias sob censura.

O parecer do Ministério Público Federal é assinado pelo subprocura­dor-geral da República Odim Brandão Ferreira, com data do dia 15 de setembro. O subprocura­dor defende na sua manifestaç­ão a liberdade de imprensa e diz que não se deve aplicar, neste caso, segredo de justiça, impedindo a divulgação da informação. “O parecer enfatiza que a liberdade de imprensa deve prevalecer sobre um alegado direito à intimidade, não admitindo censura prévia, ainda que judicial”, disse o advogado Mauricio Joseph Abadi, da Affonso Ferreira Advogados, que defende o jornal no caso.

A Faktor investiga atividades empresaria­is de Fernando Sarney, filho do ex-presidente José Sarney (PMDB-AP). À época, advogados do empresário afirmaram que o Estado praticou crime ao publicar trechos das conversas telefônica­s gravadas na operação com autorizaçã­o judicial e alegaram que a divulgação de dados das investigaç­ões feria a honra da família Sarney. Um recurso da defesa do empresário colocou o jornal sob censura.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil