O Estado de S. Paulo

Mistura de bike e táxi é nova opção no trânsito em SP.

Usuário chama serviço por app, como o Uber; criador promete preço menor do que de ônibus

- Edison Veiga

Na garupa do decreto assinado anteontem pelo prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), com as diretrizes de serviços de compartilh­amento de bikes na capital, um novo serviço vem ganhando as ciclovias. Trata-se do Bikxi, mistura de bike com táxi. O funcioname­nto é semelhante ao dos aplicativo­s de transporte por carros, como Uber e Cabify: o usuário chama um veículo e faz o trajeto.

No caso da Bikxi, são bicicletas elétricas com dois lugares – ou seja, o condutor e o passageiro. O serviço estreou há 20 dias, de forma experiment­al e ainda sem cobrança, por enquanto só na ciclovia da Avenida Brigadeiro Faria Lima, na zona oeste. No período, foram feitas cerca de mil corridas. O idealizado­r do sistema é o economista Danilo Lamy, de 30 anos.

Ele lançou o projeto após viver três anos fora do País. Voltou a São Paulo e, ao se deparar novamente com o desanimado­r trânsito, resolveu criar a startup. Ele ainda não divulga o valor que o serviço vai custar, quando a cobrança começar. “Mas será mais barato que o preço de uma passagem de ônibus.” Atualmente, 11 bikes estão na operação. O objetivo é que o Bikxi seja usado para trajetos curtos, facilitand­o a chegada do pas- sageiro a outros modais.

Um dos condutores é Ricardo Machado, de 49 anos, que há quatro anos “vive” a bicicleta. Ele alterna o trabalho na Bikxi com serviços de bike courier (de entrega) e venda de peças para bicicletas. “Achei a ideia fantástica”, conta ele, que se candidatou à vaga porque viu uma postagem no Facebook.

Jornalista de tecnologia, Silvia Bassi, de 55 anos, já usou o serviço cinco vezes, no trajeto de casa para o trabalho. “Foi libertador: o trânsito nojento e a gente pedalando no meio, como se estivesse em um universo paralelo.” A assistente de viagens Vanessa Passos, de 33 anos, também se impression­ou.“É confortáve­l etem compartime­nto para guardar coisas. O condutor me deu até touquinha para não bagunçar o cabelo.”

 ??  ??
 ?? TIAGO QUEIROZ/ESTADÃO ?? Testes. Novidade estreou em ciclovia da Faria Lima
TIAGO QUEIROZ/ESTADÃO Testes. Novidade estreou em ciclovia da Faria Lima

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil