O Estado de S. Paulo

‘Ele está na final por causa daqueles 6 a 1’

- CORRESPOND­ENTE DO JORNAL ESPANHOL SPORT NO BRASIL

Neymar está na final pela dimensão que teve os 6 a 1 do Barcelona contra o Paris Saint-Germain, pela Liga dos Campeões passada. Aquele foi o grande jogo dele no Barcelona, o único em que ele foi realmente superior ao Messi.

Além disso, o Barça sempre foi uma máquina de fazer bolas de ouro, é um trampolim. Para mim, o Griezmann teve uma temporada melhor do que a dele. Mas ele joga no Atlético de Madrid, que nunca vai ter a dimensão global e o fascínio que desperta a camisa do Barcelona.

Neymar, aliás, desdenhou disso ao trocar o clube catalão pelo Paris Saint-Germain.

O que ele fez pela seleção brasileira não teve peso porque a Fifa acha que o que acontece na América do Sul é de segundo ou terceiro escalão, de menor importânci­a no futebol. É uma vergonha que o Tite não esteja entre os melhores treinadore­s do mundo, pois as Eliminatór­ias Sul-Americanas são as mais difíceis de todas. Isso é uma mostra do desprezo da Fifa pelo o continente.

O Cristiano Ronaldo é finalista porque fez uma Liga dos Campeões absurda, mesmo que o desempenho dele no Campeonato Espanhol não tenha sido tudo isso.

E o Messi porque é o melhor do mundo. Acabou. Independen­temente de ganhar ou perder o prêmio deste ano, ele é o melhor.

Para mim, uma coisa é ser o melhor jogador do ano; outra é ser o melhor do mundo. Messi é o melhor do mundo, como Pelé foi por 15 anos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil