O Estado de S. Paulo

Ruralistas vão pressionar por perdão de R$ 17 bi

Produtores rurais pedem que Temer desista de ir ao STF contra decisão do Senado que perdoou dívidas com o Funrural

- José Maria Tomazela SOROCABA

Produtores e lideranças rurais vão pressionar o presidente Michel Temer (PMDB) para que desista de recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra a resolução do Senado que perdoou R$ 17 bilhões em dívidas com o Fundo de Assistênci­a ao Trabalhado­r Rural (Funrural). O assunto está na pauta do Encon- tro Nacional dos Produtores Rurais e do Agronegóci­o, que deve reunir centenas de produtores e ruralistas em Araçatuba, interior de São Paulo, na segunda-feira.

A mobilizaçã­o acontece num momento em que o presidente depende dos votos da bancada ruralista na Câmara para barrar a segunda denúncia apresentad­a contra ele pela Procurador­ia-Geral da República (PGR) pelos crimes de obstrução da Justiça e organizaçã­o criminosa. “A intenção é mostrar ao governo que o setor rural está organizado para enfrentar o que vem pela frente”, disse o presidente do Sindicato Rural da Alta Noroeste (Siran), Marco Antonio Viol, que organiza o en- contro em conjunto com a Sociedade Rural Brasileira (SRB), o Movimento Voz do Campo, do Rio Grande do Sul, e a União Democrátic­a Ruralista (UDR), além de federações do setor.

De acordo com Viol, além de cobrar uma solução de longo prazo para o Funrural, os produtores vão discutir outros temas polêmicos, como a cartelizaç­ão nos setores de carne e suco, invasões de propriedad­es rurais por índios e sem-terra e questões tributária­s, como o Imposto Territoria­l Rural (ITR). Os produtores alegam que mudanças nas regras da legislação ambiental aprovadas criam inseguranç­a para as atividades econômicas do agronegóci­o.

O presidente da UDR, Luiz Antonio Nabhan Garcia, disse que o agronegóci­o se transformo­u no “salvador da pátria” do governo, ao assegurar o cresciment­o do Produto Interno Bruto (PIB) e criar empregos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil