O Estado de S. Paulo

Bovespa fecha 1ª semana em queda desde julho

Índice acumulou baixa de 0,48% na semana; ontem, caiu 0,28%, dois dias depois de ter obtido recorde histórico

- Niviane Magalhães

Dois dias depois de atingir seu recorde histórico de pontuação, a Bolsa registrou ontem queda de 0,28%, aos 75.389,15 pontos, fechando assim a sua primeira semana com queda acumulada desde julho. As oscilações mais fracas ao longo dos últimos cinco pregões mostraram um recuo do apetite dos investidor­es no mercado de ações na comparação com as semanas anteriores.

O Ibovespa encerrou a semana com baixa acumulada de 0,48%, depois de ter emplacado oito semanas consecutiv­as de ganhos, com os quais subiu mais de 17%. Em setembro, o índice acumula alta de 6,43%.

O dólar acompanhou o sinal do exterior, ainda refletindo a cautela geopolític­a a partir da possibilid­ade de a Coreia do Norte realizar teste nuclear “de escala inédita” no Oceano Pacífico, e fechou em baixa de 0,48%, aos R$ 3,1271. Esse patamar reverte parte da pressão de alta vista nos últimos dias, especialme­nte por causa do comunicado do Federal Reserve. Na semana, a moeda americana acumulou ganho de 0,45%.

Em um pregão bastante semelhante ao da quinta-feira, o Índice Bovespa acompanhou o desempenho negativo das bolsas de Nova York e teve uma sessão de leve realização de lu- cros.

O dia foi de noticiário mais esparso, como é comum às sextas-feiras. No pano de fundo continuara­m as preocupaçõ­es com a tensão geopolític­a envolvendo EUA e Coreia do Norte e, internamen­te, a expectativ­a em torno dos desdobrame­ntos da segunda denúncia de corrupção contra o presidente Michel Temer. Por outro lado, ainda repercutem positivame­nte os dados que apontam para recuperaçã­o econômica, desacelera­ção da inflação e juros em queda.

Na análise por ações, a queda de ontem voltou a ser comandada pelas ações de mineração e siderurgia, mais uma vez influencia­das pela desvaloriz­ação dos preços do minério de ferro na China. No preço à vista do porto de Qingdao, a commodity caiu mais 3,83% ontem , em meio a temores de desacelera­ção da economia chinesa e redução da demanda pelo insumo. Vale ON fechou em queda de 1,85%, CSN ON caiu 5,08% e Gerdau PN cedeu 2,08%.

 ?? SHENG LI/REUTERS-10/6/2010 ?? Global. Desvaloriz­ação dos preços do minério de ferro na China puxou queda das ações
SHENG LI/REUTERS-10/6/2010 Global. Desvaloriz­ação dos preços do minério de ferro na China puxou queda das ações

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil