O Estado de S. Paulo

Rússia terá teste de segurança com torcida

Jogos na capital do país colocarão times ingleses contra equipes locais e já movimentam as autoridade­s de Moscou

-

Faltando pouco mais de oito meses para a Copa, a Rússia tem a chance de testar seu esquema de segurança. A rodada da Liga dos Campeões colocará frente a frente dois times locais contra equipes inglesas. A expectativ­a é que cerca de dois mil fãs do Liverpool, que enfrenta hoje o Spartak, e do Manchester United, que encara o CSKA amanhã, estarão na capital russa.

O risco de confrontos é duplo: entre os hooligans dos dois clubes rivais ingleses, que atravessar­ão Moscou e entre russos e britânicos, que já estiveram envolvidos em confusões na Eurocopa da França, no ano passado. Na ocasião, antes de um duelo entre Inglaterra e Rússia, houve brigas e confrontos violen- tos na cidade de Marselha que deixaram 35 feridos.

Na Copa das Confederaç­ões, o evento-teste para o Mundial, não houve problemas. Mas, por via das dúvidas, o sistema de segurança será reforçado para as duas partidas desta semana nas entradas dos estádios e nas estações de metrô mais próximas.

Foi criada, inclusive, uma linha telefônica que funcionará 24 horas nos dias das partidas para fornecer assistênci­a jurídica aos torcedores ingleses, que serão monitorado­s de perto.

Os próprios clubes da Inglaterra já orientaram seus fãs que pretendem viajar a Moscou.

“A atmosfera nos jogos de futebol melhorou muito, nos sen- timos mais seguros”, diz Alexandre Viktorovit­ch, torcedor do Spartak. “Mesmo que o número de fãs violentos não tenha diminuído, os clubes conseguira­m melhorar a organizaçã­o”, acrescenta, enfatizand­o a presença de voluntário­s civis na segurança dos jogos de futebol.

 ?? JEAN-PAUL PELISSIER/REUTERS - 11/6/2016 ?? Hooligans. Russos e ingleses brigaram em Marselha
JEAN-PAUL PELISSIER/REUTERS - 11/6/2016 Hooligans. Russos e ingleses brigaram em Marselha

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil