O Estado de S. Paulo

Bia Haddad entra no top 60 pela primeira vez

Vice-campeã no Torneio de Seul, brasileira sobe 13 posições e agora ocupa o 58º lugar no ranking da WTA

-

Derrotada na final do Torneio de Seul, na Coreia do Sul, no último domingo, quando disputou a sua primeira decisão da carreira no circuito da WTA (Women’s Tennis Associatio­n, a associação de tênis feminino), a brasileira Beatriz Haddad Maia teve salto expressivo no ranking feminino do tênis ontem. A tenista de apenas 21 anos de idade ganhou 13 posições e entrou pela primeira vez no Top 60 do mundo ao assumir o 58.º lugar.

Bia caiu na decisão de virada diante da favorita Jelena Ostapenko, da Letônia, atual cam- peã de Roland Garros e hoje a 10.ª colocada do ranking da WTA. A boa campanha da brasileira, porém, foi uma nova demonstraç­ão da boa fase que ela atravessa no tênis profission­al.

Número 1 do Brasil, Bia está muito à frente da atual segunda colocada do País, Teliana Pereira, que caiu uma posição no ranking e figura apenas no 345.º posto da WTA. Já Paula Cristina Gonçalves, outra única brasileira no Top 400, despencou 24 posições e agora figura em 393.º lugar no geral.

Ostapenko, brilhando na elite com apenas 20 anos de idade, seguiu na décima posição do ranking, mas agora se vê muito próxima da eslovaca Dominika Cibulkova, nona colocada – apenas 29 pontos separam as duas tenistas.

A liderança segue nas mãos da venezuelan­a naturaliza­da es- panhola Garbiñe Muguruza, com 6.115 pontos, seguida também de perto pela romena Simona Halep, vice-líder com 5.965. Não houve, por sinal, nenhuma modificaçã­o de posição no Top 10 do ranking feminino. Logo abaixo deste grupo, porém, a nova 11.ª colocada é a norte-americana Madison Keys, que subiu um posto em relação à semana passada.

A ex-número 1 do mundo Angelique Kerber, por sua vez, saltou duas posições e agora ocupa o 12.º lugar, deixando a polonesa Agnieszka Radwanska e a checa Petra Kvitova respectiva- mente na 13.ª e 14.ª colocações.

Outra novidade no Top 20 foi o ingresso da russa Anastasia Pavlyuchen­kova, que com o vice-campeonato do Torneio de Tóquio no último final de semana subiu quatro lugares e assumiu a condição de 19.ª tenista da WTA.

Surpresa. Uma das principais favoritas ao título do Torneio de Wuhan, na China, a britânica Johanna Konta foi surpreendi­da e caiu logo na estreia. Ontem, a cabeça de chave número 5 da competição não foi páreo para a australian­a Ashleigh Barty e perdeu por 2 sets a 1, parciais de 6/0, 4/6 e 7/6 (3).

Em 2h 19 min, Barty confirmou a zebra e garantiu vaga nas oitavas de final. A tenista número 37 do mundo já havia batido a norte-americana Catherine Bellis na estreia. Agora, eliminou a sétima colocada no ranking da WTA, que havia folgado na primeira rodada.

 ?? JUNG YEON-JE/AFP-24/04/2017 ?? Boa fase. Bia Haddad rebate bola na final contra Jelena Ostrapenko, no Torneio de Seul
JUNG YEON-JE/AFP-24/04/2017 Boa fase. Bia Haddad rebate bola na final contra Jelena Ostrapenko, no Torneio de Seul

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil