O Estado de S. Paulo

Aérea de baixo custo da AirFrance terá voos para Fortaleza

Trechos entre a Europa e o Brasil da marca Joon, que começarão a ser ofertados em 2018, vão custar a partir de € ¤ 249

-

A AirFrance-KLM anunciou ontem a criação de um “hub” de conexões de voos em Fortaleza. O novo centro de distribuiç­ão de voos, fruto de uma parceria com a Gol, servirá como ponto de chegada e partida dos trechos a serem operados pela nova marca de voos de baixo custo anunciada pelo grupo francohola­ndês, a Joon.

A Joon será uma companhia voltada ao público jovem e terá voos dentro da Europa, para destinos como Barcelona, Berlim, Lisboa e Porto, oferecidos a partir de ¤ 39, e opções internacio­nais para Seychelles (arquipélag­o no Oceano Índico, na costa africana) e para Fortaleza, no Brasil, entre ¤ 249 e ¤ 299.

Como parceira do projeto, a Gol ajudará a distribuir os passageiro­s vindos da Europa no País, especialme­nte para outras regiões do Nordeste, dentro do acordo de compartilh­amento de voos que as companhias mantêm desde 2014.

O presidente da Gol, Paulo Kakinoff, reforçou que o novo hub da Air France-KLM em Fortaleza levará a um aprimorame­nto das operações da aérea brasi- leira na capital cearense. Para proporcion­ar conexões mais rápidas e eficientes, serão feitos ajustes nos horários dos voos existentes. Além disso, crescerá a oferta para cinco cidades do Norte e Nordeste: Natal, Recife, Salvador, Belém e Manaus.

Opções. As rotas para Paris e Amsterdã começarão a ser operadas em maio de 2018. Serão cinco voos semanais, com 9 horas de duração. Para Paris, haverá dois voos semanais, às sextas-feiras e domingos, com a aeronave A340. Para Amsterdã, serão três voos por semana, às segundas, quintas e sábados, realizados com a aeronave A330.

Segundo Jean-Marc Pouchol, diretor geral da Air FranceKLM para a América do Sul, a localizaçã­o geográfica e o potencial de atrair clientes europeus foram elementos-chave para escolha do novo hub. O executivo também reforçou que este não é um projeto voltado somente para lazer, mas também para viagens de negócios.

Salvador e Recife também foram cogitadas para receber o novo hub da Air France-KLM. Pesou a favor da capital cearense a nova administra­ção do aeroporto, conquistad­a pelo consórcio alemão Fraport AG no leilão de concessão em abril deste ano. No ano passado, a movimentaç­ão de passageiro­s no aeroporto foi de 5,7 milhões de pessoas.

Outros grupos que estão investindo em ofertas de baixo custo são IAG, dona da British Airways, a Eurowings, da alemã Lufthansa e a canadense WestJet. Enquanto isso, problemas na Ryanair ressaltam a disputa por passageiro­s no segmento.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil