O Estado de S. Paulo

Lar doce lar de férias

Que segurança os serviços de aluguel de temporada oferecem?

- Gustavo Zucchi ESPECIAL PARA O ESTADO

De tempos em tempos surge nas redes sociais algum relato de turista que alugou imóvel de temporada em plataforma online e se deu mal. São problemas relacionad­os às transações financeira­s envolvidas no processo, a más condições ou indisponib­ilidade do imóvel, e que causam (justa) indignação, além de posts que rapidament­e viralizam, impulsiona­dos também pela falta de agilidade das empresas em responder de forma clara e ética às reclamaçõe­s dos turistas.

Mas afinal, alugar casa, apartament­o ou quarto em plataforma­s digitais é seguro? Quais são as assistênci­as que tais serviços, que sempre fazem questão de destacar sua condição de meras intermediá­rias, devem fornecer a clientes que têm problemas com os serviços? Confira. E, na dúvida, sempre que tiver qualquer contratemp­o, fotografe e guarde documentos que podem servir de prova.

Airbnb. O maior site de reservas de imóveis do planeta afirma garantir a segurança tanto do anfitrião quanto do visitante. O dono do imóvel, que paga comissão ao site, conta com um seguro contra danos que pode chegar a R$ 3,5 milhões.

Para segurança do viajante, o Airbnb retém o pagamento feito por 24 horas depois do checkin no imóvel. Assim, caso a propriedad­e ou quarto não esteja de acordo com as condições anunciadas – tem menos cômodos ou é muito sujo, por exemplo –, o turista deve entrar em

contato com a plataforma para ser ressarcido ou realocado.

Entrar em contato, no entanto, dá um certo trabalho. A central de ajuda do site, com dezenas de perguntas e seus desdobrame­ntos, é o canal prioritá-

rio. Para facilitar, tenha um número de telefone atualizado cadastrado no seu perfil – caso precise falar com um ser humano, ele será solicitado no atendiment­o. O número está no site, mas é bem difícil chegar até ele, então anote: 21-3958-5800. Atendiment­o em português, só em horário comercial do Brasil. Fora dele, você será direcionad­o para atendentes em inglês.

Alugue Temporada. Parte do grupo Home Away, com atuação internacio­nal, o Alugue Temporada afirma que é apenas um intermediá­rio entre o dono do imóvel e o turista – o que, na prática, equivale a se esquivar de responsabi­lidades por eventuais problemas. Possibilid­ade de reembolso ou realocação são avaliados caso a caso.

Na dúvida, se for usar o servi- ço, atente-se às recomendaç­ões do próprio Alugue Temporada: peça muitas informaçõe­s ao proprietár­io, pague via transferên­cia bancária e não deposite o valor integral ao fechar a reserva.

Temporada em Orlando. A empresa é brasileira, o que facilita muito a vida de quem quer alugar imóvel de temporada em Orlando. O suporte 24 horas em português é uma vantagem para brasileiro­s. Em caso de problemas na casa ou apartament­o alugados, o serviço realoca o turista em outro imóvel de mesmo padrão ou superior. A pe- riódica revisão das casas disponívei­s no catálogo do site é outro aspecto positivo. O telefone de contato está em destaque no site: 11-3197-4641.

UMAstays. O site brasileiro de aluguel de casas de luxo oferece dois destinos: a cidade de São Paulo e Trancoso, na Bahia. A equipe está disponível 24 horas e promete verificar, antes do check-in, todos os itens prometidos na reserva e a infraestru­tura do imóvel.

A realocação só ocorre em caso de catástrofe natural ou defeito estrutural na casa alugada.

 ?? FOTOS MÁQUINACOH­N&WOLFE/AIRBNB ??
FOTOS MÁQUINACOH­N&WOLFE/AIRBNB
 ??  ?? Doces lares de férias. Casas anunciadas no Airbnb em Santa Catarina (à esq.) e Atlanta, nos Estados Unidos
Doces lares de férias. Casas anunciadas no Airbnb em Santa Catarina (à esq.) e Atlanta, nos Estados Unidos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil