O Estado de S. Paulo

DICAS PARA OS DOIS EXAMES

-

Estudar ou não estudar? Eis a questão

Lembre-se: uma semana antes da prova é para fazer apenas revisão, você não vai aprender nada em cima da hora. A ideia é você dar aquela lembrada nos pontos principais que estudou ao longo do ano.

Repetição: o segredo do sucesso

Unanimidad­e entre os especialis­tas: quer ir bem no Enem? Faça o maior número possível de simulados. Se você tem esse teste na escola ou no cursinho, aproveite. Se não tem, faça em casa, cronometra­ndo. Veja como reage seu organismo a ficar tanto tempo sentado. Criar um ambiente similar ao da prova é fundamenta­l.

Não chegue no horário, chegue antes

Cena clássica em toda prova importante são os atrasados. Para não ficar lamentando o ano estudado perdido logo no portão, programe-se para chegar ao lugar da prova com, ao menos, 30 minutos de antecedênc­ia. Esqueça que a prova é às 13h30. Prepare-se para para chegar às 13 horas.

Olho vivo na leitura e cuidado com o tempo

Dentre as particular­idades do Enem, a leitura cuidadosa é uma delas. O aluno tem de ler com cuidado e entender o que a questão está perguntand­o. Outra dica é ficar de olho no tempo. São três minutos por pergunta, mas o ideal é que você trabalhe por blocos, por exemplo, 30 minutos a cada dez perguntas, assim não perde preciosos segundos olhando toda hora para o relógio.

Estratégia para construir sua redação

• Há vários modelos de como é melhor se fazer a redação. Enquanto estudar, o aluno pode ir testando, para ver em que estilo se encaixa melhor. Durante a prova, leia a coletânea da redação, gaste cinco, dez minutos pensando sobre ela. Marque palavras-chave que ajudem a criar a ideia do texto e vá para prova. Com isso você terá mais tempo para elaborar o tema e ainda poderá encontrar nos testes referência­s que auxiliem na hora de escrever.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil