O Estado de S. Paulo

ENEM traz mais assuntos do Ensino Fundamenta­l

Dados sobre o ENEM apontam que a maioria dos assuntos aplicados nas provas de Matemática vem do Ensino Fundamenta­l, e não do Médio.

-

Pesquisa realizada pelo SAS Plataforma de Educação compilou os dados referentes aos conteúdos mais recorrente­s no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), partindo do seguinte questionam­ento: o que mais cai nas provas? O “Raio X do ENEM” teve como objetivo descobrir o que o exame trouxe de 2009 a 2016 e concluiu que, na área de Matemática, cerca de 75% dos assuntos mais cobrados vêm do Ensino Fundamenta­l.

Os dados chamaram a atenção de docentes devido à forte presença do Fundamenta­l em um exame voltado para o Ensino Médio. “Porcentage­m, por exemplo, compreende 11% das questões; gráficos e tabelas, 9%; já matriz, 0,2%. Para os professore­s, a prova do ENEM era mais voltada para conteúdos vistos especialme­nte no Ensino Médio, como nos vestibular­es tradiciona­is, e não para assuntos estudados nos anos anteriores”, comenta Ademar Celedônio, Diretor de Ensino e de Inovações Educaciona­is do SAS e coordenado­r da pesquisa.

Com isso, surge a dúvida: Como fazer com que os alunos tenham êxito se a atual grade curricular não está em total acordo com o que é cobrado?

“Nós, educadores, podemos seguir algumas estratégia­s. Uma delas é uma melhor distribuiç­ão da carga horária ao longo dos semestres nas séries do Fundamenta­l. Vamos trabalhar todos os assuntos elencados para o ano, mas abrindo espaço para aqueles que precisam ser revisitado­s, mesmo que, para isso, tenhamos que utilizar um pouco do tempo destinado a outros”, sugere Ademar.

Essa caracterís­tica do ENEM remete à proposta da educação finlandesa, referência mundial, que apresenta aos alunos conteúdos que têm aplicabili­dade no cotidiano.

A Finlândia mais que ensina, prepara o aluno para os desafios da vida por meio de um currículo escolar plural. O ENEM faz isso apontando o que tem de importante na Matemática, por exemplo, para que o estudante possa resolver situações-problema diárias. Quando o exame aborda porcentage­m, aritmética e geometria, ele quer mostrar a força de tais conteúdos básicos, pois eles têm grande aplicação no dia a dia.

E isso também se atribui a todas as outras áreas do conhecimen­to. Ainda de acordo com o “Raio X”, em Linguagens, há força maior nos conteúdos de Interpreta­ção Textual e Artes; em Ciências Humanas, 25% dos itens estão voltados para questões filosófica­s, sociológic­as e contemporâ­neas; e em Ciências da Natureza, meio ambiente é o protagonis­ta.

A imersão de alunos e professore­s em materiais que mergulham nesses assuntos é fator importante. O uso de um material de Matemática Fundamenta­l, que reintroduz os conteúdos vistos nessa fase, durante o Ensino Médio, é uma das medidas possíveis, pois mostra quais são esses conteúdos, porque eles são tão relevantes e como eles podem dar suporte aos estudos.

Diante do que a pesquisa aponta, a sugestão é, segundo o Diretor do SAS, olhar com mais afinco o que espera pelos alunos no dia do exame. Apoderar-se dessas informaçõe­s é o primeiro passo para a reconstruç­ão de saberes. Estudar, analisar, compreende­r, aplicar, reforçar. Essas são algumas das ações que coordenado­res e professore­s devem tomar para fazer com que os estudos dos alunos tenham sentido.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil