O Estado de S. Paulo

‘Star Trek – Discovery’ mostra a luta pela paz

Série em cartaz na Netflix tem primeira protagonis­ta negra, Sonequa Martin-Green, do universo criado por Gene Roddenberr­y nos anos 1960

- Mariane Morisawa ESPECIAL PARA O ESTADO LOS ANGELES

Quando Gene Roddenberr­y lançou a série original Star Trek em 1966, o mundo estava mergulhado na Guerra Fria, e a segregação racial nos Estados Unidos tinha recém-acabado oficialmen­te. Passados 51 anos, a Terra não está num momento tão diferente assim. É nesse cenário que estreia Star Trek – Discovery, o quinto spin-off – depois de A Nova Geração, Deep Space Nine, Voyager e Enterprise, que terminou em 2005.

Star Trek – Discovery, que entrou no ar na segunda-feira, 25, na Netflix, se passa dez anos antes dos eventos da série original. Criada por Bryan Fuller e Alex Kurtzman, que também está por trás do reboot cinematogr­áfico de Star Trek dirigido por J.J. Abrams, a série tem como personagem principal Michael Burnham (Sonequa Martin-Green, de The Walking Dead), a primeira mulher negra a ser protagonis­ta no universo

Star Trek. Humana, ela foi criada por dois vulcanos, os pais de Spock (Leonard Nimoy). Michael não é a capitã da nave Discovery – ela começa a série como oficial na nave da capitã Georgiou (Michelle Yeoh) e depois passa para a nave do capi- tão Gabriel Lorca( Jason Isaacs). “É um sonho poder fazer parte da história”, disse Martin-Green em entrevista à imprensa nos estúdios da CBS, em Los Angeles.

Star Trek – Discovery passou por alguns percalços, perdendo seu criador – Fuller decidiu se dedicar apenas a American Gods – e tendo de adiar o lançamento. Kurtzman minimiza. “Chegamos para o estúdio ( a CBS) e dissemos: ‘Queremos fazer algo incrível, e a pior coisa seria compromete­r a qualidade para cumprir um prazo. Isso prejudica os fãs’.” Com cenários gigantesco­s e efeitos mecânicos em vez de totalmente digitais, e requintes como trilha tocada por orquestra de 60 músicos, não seria possível estrear em janeiro, como previsto, segundo ele. “Então levamos o tempo necessário”, explicou.

A série original ficou famosa por apresentar um universo em que as diversas espécies e raças convivem em harmonia. Mas em Star Trek – Discovery elas estão em guerra. “Tentamos descobrir quem somos como Federação e como coalizão de povos em face da adversidad­e”, contou Akiva Goldsman, um dos produtores. “Não é possível ser conciliado­r e tolerante como na série original sem tra- balhar para isso, então nossa série é sobre essa luta.” Ele promete uma narrativa serializad­a, ou seja, que tem um arco a ser acompanhad­o em diversos episódios. Sonequa MartinGree­n acha que vai ser interessan­te ver uma utopia ser realizada. “Uma coisa é falar de utopia, no plano teórico, até porque estamos vivendo hoje numa espécie de distopia. Outra coisa é ver em ação como os personagen­s se juntam para tentar colocar essa utopia em prática, num jogo de tentativa e erro.”

Para Jason Isaacs, Star Trek: Discovery não poderia estrear em melhor momento. “O mundo está cada vez mais dividido, com grupos sendo colocados em oposição. Há muito conflito”, ressaltou. “Na série, somos personagen­s complexos em tempos complexos, e nossa jornada tem tudo a ver com a série original, mas feita para o século 21 e a época cheia de nuances em que vivemos.” As mudanças podem ser percebidas nos Klingons, antagonist­as clássicos do universo “Star Trek”. “Houve um esforço para mostrar que ambos os lados têm humanidade, que ninguém é o vilão”, disse a atriz Mary Chieffo, que faz L’Rell. Seu visual está bem diferente e com mais variação. Prova de que, ao menos em algumas coisas, o mundo avançou.

 ?? FOTOS CBS ?? Capitã Georgiou. Personagem de Michelle Yeoh, que será responsáve­l pela nave Shenzhou
FOTOS CBS Capitã Georgiou. Personagem de Michelle Yeoh, que será responsáve­l pela nave Shenzhou
 ??  ?? Klingons. Antagonist­as clássicos do universo ‘Star Trek’: ambos os lados têm humanidade
Klingons. Antagonist­as clássicos do universo ‘Star Trek’: ambos os lados têm humanidade

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil