O Estado de S. Paulo

2ª ação leva nova ‘romaria’ a presidente

- / LEONENCIO NOSSA, TÂNIA MONTEIRO e CARLA ARAÚJO

No esforço para derrubar na Câmara a segunda denúncia por obstrução da Justiça e organizaçã­o criminosa, o presidente Michel Temer tem recebido, desde o início da semana, em seu gabinete no Palácio do Planalto, uma romaria de deputados e senadores, que aproveitam para pedir liberação de verbas, mudanças na legislação ou cargos ainda desocupado­s na máquina pública nos Estados.

O deputado federal Paulo Maluf (PP-SP), que foi recebido anteontem e ontem por Temer, disse que os encontros foram “entre dois amigos” e que não houve uma pauta específica. “Sou amigo do presidente há mais de 30 anos, a gente se dá bem há 30 anos e o que eu sei é que ele quer o bem do País.”

Maluf disse que não caberia a ele comentar o conteúdo das conversas com o presidente, mas afirmou ter certeza de que a denúncia contra Temer “não tem fundamento”. “É uma denuncia vazia, crime seria se ela seguisse adiante.”

O presidente também negociou diretament­e com parlamenta­res o texto da Medida Provisória do Refis, o programa de refinancia­mento de dívidas tributária­s, e cobrou de seus ministros empenho para engavetar o pedido de seu afastament­o do cargo. Em encontros com Bruno Araújo (Cidades) e Mendonça Filho (Educação), do PSDB e do DEM de Pernambuco, Osmar Terra (Desenvolvi­mento Social), do PMDB do Rio Grande do Sul, e Max Beltrão (Turismo), do PMDB de Alagoas, o presidente cobrou o mapeamento e o controle dos deputados de seus Estados.

Já deputados e senadores de Pernambuco pressionar­am o presidente para barrar a construção de uma fábrica de hemoderiva­dos no Paraná, Estado do ministro da Saúde, Ricardo Barros, que esvaziaria a Hemobrás, uma similar instalada próxima a Recife. O grupo contou até com o senador petista Humberto Costa (PE).

Um dos articulado­res da derrubada da denúncia contra Temer, o deputado Beto Mansur (PRB-SP) afirmou que, pelos seus cálculos, o presidente terá os votos necessário­s na Casa para se manter no cargo. Mansur minimizou o esforço de Temer para atender as demandas da romaria de parlamenta­res. “Isso é normal para ele, com ou sem denúncia.”

 ?? MARCOS CORRÊA/PR ?? Planalto. Temer tem recebido parlamenta­res
MARCOS CORRÊA/PR Planalto. Temer tem recebido parlamenta­res

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil