O Estado de S. Paulo

Primo de Pedro Taques é preso novamente em MT

Ex-secretário da Casa Civil do Estado é alvo da Operação Esdras, que mira em esquema de grampos ilegais

-

O ex-secretário da Casa Civil de Mato Grosso Paulo César Zamar Taques, primo do governador Pedro Taques (PSDB), foi preso novamente ontem na Operação Esdras, que mira em esquema ilegal de grampos.

A Polícia Civil de Mato Grosso cumpriu ontem oito manda- dos de prisão e 16 de busca e apreensão. As prisões foram determinad­as pelo desembarga­dor Orlando Perri, a pedido da delegada da Polícia Civil Ana Cristina Feldner, responsáve­l pelas investigaç­ões.

Além de Paulo Taques, também foram alvo de mandados de prisão o coronel da PM Airton Benedito Siqueira Júnior (secretário de Justiça e Direitos Humanos), o ex-secretário da Casa Militar Evandro Lesco, sua mulher Helen Christy Carvalho Dias Lesco, o sargento da PM João Ricardo Soler, o major da PM Michel Ferronato, o secretário afastado de Segurança Pública, Rogers Elizandro Jarbas, e o empresário José Marilson da Silva.

A operação apura um esquema conhecido como “barriga de aluguel”, em que grampos ilegais foram instalados por um núcleo de PMs. As escutas telefônica­s clandestin­as atingiram até mil autoridade­s, políticos, jornalista­s e personalid­ades.

Segundo o despacho de Perri, os presos são acusados de montar um esquema criminoso para tentar atrapalhar as investiga- ções sobre o esquema de escutas ilegais com o objetivo de “macular” a imagem do desembarga­dor-relator da ação que investiga os grampos.

Paulo Taques deixou a Casa Civil em maio deste ano. Ele havia sido preso em 4 de agosto e solto no dia 10 do mesmo mês por ordem do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Defesa. Até a conclusão desta edição, a defesa dos presos não havia se manifestad­o, assim como o governo do Estado. O governador Pedro Taques cancelou uma viagem para Brasília. / FÁTIMA LESSA, ESPECIAL PARA O ESTADO, JULIA AFFONSO e FAUSTO MACEDO

 ?? MAYKE TOSCANO/SECOM-MT-29/3/2017 ?? Detido. Paulo Taques foi alvo de mandado de prisão
MAYKE TOSCANO/SECOM-MT-29/3/2017 Detido. Paulo Taques foi alvo de mandado de prisão

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil