O Estado de S. Paulo

Assange é cabo eleitoral de separatist­as

- NOVA YORK

O fundador do site WikiLeaks, Julian Assange, o ex-analista da NSA, Edward Snowden, e o canal de TV russo RT lideram a lista dos tuiteiros mais influentes em torno do plebiscito que as autoridade­s da Catalunha pretendem realizar no domingo, segundo a web Hashtagify, um motor de busca de tags no Twitter. O cálculo tem como base a frequência de uso da tag #Catalunha, os retuítes das mensagens, os seguidores e aqueles que acompanham, disse ontem a companhia à agência EFE.

Assange falou na terça-feira por videoconfe­rência a centenas de catalães reunidos na Universida­de de Barcelona, assegurand­o que os outros países estão olhando para a região para ver se ela tem êxito em sua tentativa de organizar um plebiscito sobre a independên­cia.

O fundador do WikiLeaks juntou-se aos líderes separatist­as catalães que insistem em realizar a consulta popular, apesar da proibição do governo de Madri e da Justiça, que consideram o plebiscito inconstitu­cional. “A pergunta é como se observa na era moderna uma tentativa de reprimir as pessoas?”, disse Assange. “É possível para os serviços de segurança do Estado reprimir um movimento democrátic­o sério?”

“Isto está sendo observado por outros países e pelo Ocidente”, disse Assange, pedindo aos catalães que mantenham a calma. As autoridade­s de Madri fecharam vários sites pró-independên­cia.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil