O Estado de S. Paulo

Treinador reconquist­a seu status

- Mano Menezes Técnico do Cruzeiro

A Copa do Brasil perpassa os momentos mais marcantes da carreira de Mano Menezes. Foi na competição que, ao dirigir uma zebra, ele começou a se tornar conhecido no cenário nacional. Foi, também, nela que conquistou o seu último título antes de assumir a seleção. E agora é na Copa do Brasil que o treinador encerra um longo jejum de títulos.

Mano era quase um novato no banco de reservas quando conduziu o XV de Campo Bom, do interior gaúcho, até as semifinais da Copa do Brasil de 2004. Em 2005 ele foi para o Grêmio, onde ficou até 2007, quando decidiu assumir o Corinthian­s, então recémrebai­xado para a Série B.

A aposta, ousada, deu certo, com Mano Menezes levando o clube a recuperar o protagonis­mo no cenário nacional. Ele faturou o título da mesma competição em 2009, com um time liderado por Ronaldo Fenômeno. O bom trabalho conduziu Mano Menezes ao comando da seleção brasileira em 2010. Mas ele foi demitido em 2012, assumiu o Flamengo em 2013, mas deixou o clube meses antes de o time carioca conquistar a Copa do Brasil com uma solução caseira Jayme de Almeida.

Na sequência, passou por Corinthian­s, Cruzeiro e Shandong Luneng (China) sem conseguir ser campeão. Ainda assim, voltou ao clube mineiro em julho de 2016 para um segundo trabalho, tendo de salvá-lo do risco de rebaixamen­to, o que fez com sucesso nas duas oportunida­des. Agora, porém, fez ainda mais.

Mano Menezes se junta a Levir Culpi e Renato Gaúcho com dois títulos da Copa do Brasil – Luiz Felipe Scolari é o maior campeão do torneio, com quatro conquistas. Após oito anos, Mano reconquist­ou o status de ser um dos grandes técnicos do País.

 ?? PAULO FONSECA/EFE ??
PAULO FONSECA/EFE

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil