O Estado de S. Paulo

Atletas se preparam para jogo na altitude

Diego Tardelli e Renato Augusto, que atuam no futebol chinês, treinaram a parte física no Ninho do Urubu, no Rio

-

Dois jogadores já iniciaram os preparativ­os para os dois próximos compromiss­os da seleção brasileira pelas Eliminatór­ias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2018. O meia Renato Augusto e o atacante Diego Tardelli foram ontem ao Ninho do Urubu, o CT do Flamengo, onde realizaram atividades físicas.

Tardelli e Renato Augusto estão em clubes do futebol chinês – Shandong Luneng e Beijing Guoan, respectiva­mente – , sendo que seus times não têm compromiss­os nos próximos dias. Assim, puderam chegar antes ao Brasil e agora trabalham para não se apresentar­em ao técnico Tite sem ritmo de jogo.

Renato Augusto, considerad­o titular da seleção, disputou sua última partida na sexta-feira, na derrota do Beijing Guoan para o Shanghai SIPG, por 1 a 0, pelo Campeonato Chinês. Já Tardelli, uma das novidades da convocação do treinador, atuou pela última vez em 19 de setembro, no empate sem gols entre Shandong Luneng e Shanghai Shenhua, também pelo torneio nacional.

Na última terça-feira, Tardelli, sob a companhia do fisioterap­euta Bruno Mazziotti, trabalhou no CT do Corinthian­s. Dessa vez no Ninho do Urubu, ele teve a companhia de Renato Augusto em um trabalho na academia, que foi comandado pelo preparador físico da seleção brasileira, Fábio Mahseredji­an.

Hoje, a dupla brasileira da seleção que joga no futebol chinês vai treinar no campo e com bola, em atividade que será acompanhad­a por Cleber Xavier, auxiliar técnico de Tite. Para amanhã, a comissão técnica prevê uma mescla de trabalho físico com transição para campo.

Classifica­da antecipada­mente para a Copa do Mundo de 2018, a seleção fará os últimos dois jogos nas Eliminatór­ias. O Brasil vai enfrentar a Bolívia, em La Paz, em 5 de outubro, e depois duelará com o Chile, no dia 10, em São Paulo, no Allianz Parque.

Sub-17. Depois de realizar apenas o segundo treino em Mumbai, onde se prepara para a Copa do Mundo Sub-17 da Índia, a seleção brasileira vai realizar hoje um amistoso contra a Nova Zelândia. O jogo será disputado às 8h30 (horário de Brasília) no Mumbai Football Arena.

Apesar do pouco tempo no país sede da competição, a partida faz parte da programaçã­o da comissão técnica para acelerar o processo de adaptação ao clima, fuso horário e também ao ambiente da torcida local.

“Sabemos que os jogadores ainda estão neste processo, mas é exatamente o que queremos: tirá-los da zona de conforto, estimular a superação. A Nova Zelândia certamente nos trará dificuldad­es e será uma ótima oportunida­de de treinament­o”, explicou o técnico Carlos Amadeu.

Ontem, Carlos Amadeu co- mandou um trabalho tático para armar a equipe para este amistoso. O trabalho teve ainda cobranças de falta e também de grandes penalidade­s.

A Copa do Mundo Sub-17 de 2017 será a décima sétima edição da competição organizada pela Federação Internacio­nal de Futebol (Fifa). O evento será realizado na Índia entre 6 e 28 de outubro. O Brasil está no Grupo D, ao lado de Espanha, Coreia do Norte e Níger e estreia no dia 7 contra a Espanha – as outras duas partidas serão nos dias 10 (enfrenta a Coreia do Norte) e 13 (quando joga contra Níger). Os ingressos para os três jogos da seleção na primeira fase já estão esgotados.

 ?? RENER PINHEIRO/MOWA PRESS ?? Trabalho. Diego Tardelli e Renato Augusto se exercitam na academia do Ninho do Urubu, no Rio de Janeiro
RENER PINHEIRO/MOWA PRESS Trabalho. Diego Tardelli e Renato Augusto se exercitam na academia do Ninho do Urubu, no Rio de Janeiro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil