O Estado de S. Paulo

Cristiano Ronaldo reclama de críticas no Real Madrid

'Os números falam por si', disse o atacante, que marcou duas vezes na vitória sobre o Borussia Dortmund por 3 a 1

-

O astro Cristiano Ronaldo afirmou que as críticas a ele estão aumentando, e ele não as considera justas. O português fez seus comentário­s após marcar duas vezes na vitória do Real Madrid por 3 a 1 sobre o Borussia Dortmund, na última terçafeira, na Alemanha, pela Liga dos Campeões da Europa. “Parece que jogo após o jogo eu tenho que mostrar quem eu sou. Estou surpreso com a opinião pública sobre mim. Novamen- te, os números falam por si.”

Ronaldo também marcou duas vezes na estreia do Real Madrid na Liga dos Campeões, na vitória por 3 a 0 sobre o APOEL. Mas ele recebeu muitas críticas depois de uma má atuação na derrota para o Betis, pelo Campeonato Espanhol, na quarta-feira passada, quando o português perdeu várias oportunida­des claras de gol.

“Estou feliz porque sei que quando tudo está normal, quando estou bem e as oportunida­des aparecem, vou marcar. Às vezes, o goleiro vai defender ou a trave vai me parar, mas isso faz parte de futebol. Eu sempre trabalho da mesma maneira. Eu sou um exemplo de profission­al. Nunca me desespero, embora algumas pessoas possam pensar que isso ocorra. Estou sempre com a cabeça boa e clara, preparada para os desafios e para as críticas, que estão piorando”, disse

Esta não é a primeira que ele se queixa de críticas. Mas o português reiterou que está feliz jogando no Real e que nunca disse que queria sair, algo especulado após ele ser alvo de uma investigaç­ão de fraude fiscal na Espanha no início deste ano.

“Você não ouviu isso de mim”, disse. “As pessoas falam sobre Cristiano todos os dias, em todo o mundo. Se eu tivesse que responder a todas as pes- soas que falam sobre mim, eu só faria isso, e não pode ser assim. Eu vivo para o futebol e para minha família, o resto é secundário. Tudo o que envolve o nome de Cristiano é uma notícia em todo o mundo, é normal. Quando você é um grande nome, as pessoas sempre falarão sobre você”.

O jogador se negou a comentar a possibilid­ade de renovar o seu contrato com o Real, declarando que o presidente do clube, Florentino Perez, é quem deveria falar sobre isso. Além disso, apontou que o time não depende dele para ter sucesso. “Quando Cristiano não está jogando, o Real Madrid continua o mesmo. Vejo o Real Madrid forte, com uma ótima equipe, um grande elenco”.

O jogo contra o Dortmund foi o 400.º dele pelo Real Madrid desde a sua estreia em 2009. Ele é o maior artilheiro da história do clube com 412 gols – ele tem cinco gols em seis jogos nesta temporada.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil