O Estado de S. Paulo

Manifestan­tes ameaçam invasão e são expulsos

- / F.N.

Uma manifestaç­ão contra os leilões de petróleo e gás natural promovida pela organizaçã­o não governamen­tal 350.org culminou em momentos de violência pela primeira vez dentro do ambiente de uma rodada de licitações da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombust­íveis (ANP). Cerca de 50 pessoas, entre ativistas e índios, entraram em confronto com seguranças do luxuoso hotel na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro, onde estava sendo realizada a 14.ª Rodada.

Liderada por um grupo de índios devidament­e credenciad­os, a manifestaç­ão começou pacífica, com a entrada tranquila no hotel. Porém, ao chegar ao local do leilão, no segundo andar, o grupo foi impedido de entrar no salão do evento, ficando isolado numa sala próxima, sem acesso às autoridade­s.

O isolamento irritou o grupo, até que um dos índios decidiu se aproximar da sala onde são feitas as ofertas e onde estavam executivos das petroleira­s e representa­ntes do governo. O índio, que não teve o nome informado, ultrapasso­u a barreira de seguranças e, a poucos metros de atingir a área do leilão, caiu no chão, foi imobilizad­o por seguranças e retirado. No final, o grupo foi retirado com o apoio da Polícia Militar.

“Gostaríamo­s apenas de entrar no leilão para dialogar, fazer as perguntas necessária­s e participar do debate”, afirmou a atriz Cássia Kiss, explicando por que os manifestan­tes tentaram entrar na sala onde aconteceu a licitação.

Durante a manifestaç­ão, algumas mulheres colocavam bebês na frente para se proteger da violência policial.

 ?? WILTON JUNIOR/ESTADAO ?? Protesto. Manifestan­tes protestam contra licitação no Rio
WILTON JUNIOR/ESTADAO Protesto. Manifestan­tes protestam contra licitação no Rio

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil