O Estado de S. Paulo

Provocação e risos, ‘Will & Grace’ está de volta

Encerrada há 11 anos, série agora na 9ª temporada estreia nesta quinta

- Jill Serjeant /

Mais velhos, mas certamente nem um pouco mais sábios, Will, Grace, Karen e Jack vol- tam à televisão na série cômica Will & Grace nesta quinta-feira, dia 28, na NBC, mais uma vez visando a testar as fronteiras sociais e políticas, mas acima de tudo fazer o público rir.

A série vencedora de 16 prêmios Emmy – além de 27 indicações para o Globo de Ouro – teve 194 episódios, foi transmiti- da entre 1998 e 2006 e fala sobre advogado gay que divide um apartament­o em Nova York com uma amiga heterossex­ual recebeu crédito por ter levado homens e mulheres homossexua­is à cultura de massa, muito antes de o casamento entre pessoas do mesmo sexo virar lei nos Estados Unidos, em 2015.

Retornando em um momento social e politicame­nte conturbado, a nova temporada, a 9.ª, de 16 episódios estreia 11 anos depois de o programa sair do ar. “Será tão progressiv­o e ofensivo quanto pudermos ser”, garantiu o ator Eric McCormack, que vive Will.

Quando a série começou, “havia uma novidade em se ver esse tipo de relacionam­ento (gay) na televisão aberta”, disse David Kohan, que criou o programa com Max Mutchnick.

Agora, tendo Donald Trump como presidente dos EUA, “o programa fica um pouco mais interessan­te”, observou Mutchnick. Trump, a primeira-dama Melania Trump, Caitlyn Jenner, o aplicativo Tinder, gays empoderado­s e ativismo político são munição para piadas do primeiro dos 16 episódios, no qual a a mizade de Karen Walker (vivida por Megan Mullally) com Melania dá a Grace (interpreta­da pela atriz Debra Messing) a chance de redecorar o Salão Oval. O personagem Jack é vivido por Sean Hayes.

 ?? CHRIS HASTON/NBC VIA AP ?? Will, Grace, Jack e Karen. A comédia teve 86 indicações para o Emmy e 16 vitórias
CHRIS HASTON/NBC VIA AP Will, Grace, Jack e Karen. A comédia teve 86 indicações para o Emmy e 16 vitórias

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil