O Estado de S. Paulo

Filme exala o amor pelas coisas genuínas do País

E pensar que o extraordin­ário sucesso de público talvez não tivesse ocorrido, sem aquele ‘empurrãozi­nho’

- Luiz Carlos Merten

Pode-se parodiar, pegando carona na animação. O que seria de nozes sem ajuda? Em 2005, consolidad­a a Retomada do cinema brasileiro, havia grande expectativ­a por um filme de vocação popular. 2 Filhos de Francisco chegou ao circuito cheio de ambição. A história de Zezé Di Camargo e Luciano, do megassuces­so É o Amor. A bilheteria não correspond­eu imediatame­nte. Se fosse hoje, 2 Filhos de Francisco teria sido retirado de cartaz – o que os produtores e diretores mais se queixam é de que não há mais tempo para boca a boca.

Fracasso? A distribuid­ora Columbia, por meio de seu executivo Rodrigo Saturnino, convenceu os exibidores a permanecer­em firmes. O público começou a reagir, o boca a boca funcionou, o circuito ampliou-se. 2 Filhos de Francisco fez história como um dos maiores sucessos da história do cinema brasileiro. Dos cinemas para o palco, e em formato de musical, os filhos de Francisco ainda não esgotaram seu ciclo. Buscam novas audiências. Toda essa trajetória de sucesso precisou de uma ‘ajudinha’.

Diretor de fotografia consagrado – Carlota Joaquina, Princesa do Brasil, de Carla Camurati –, Breno Silveira faz um cinema brasileiro que não se assemelha ao de nenhum outro autor. Seu desejo – sonho? – é colocar na tela as raízes do Brasil. O País rural, profundo, de Humberto Mauro em Francisco, o Rio da Cinédia em Gonzaga – De Pai Pra Filho eo ‘nordestern’ de Carlos Coimbra em Entre Irmãs, que estreia em outubro. Há em Silveira um amor pelas coisa genuínas do Brasil. Alguns críticos acusam seu cinema de ser novelão. É clássico, com um perfume de melodrama à Luchino Visconti. E com muita música, sempre. A família é seu tema. Pai e filho. Irmãos. Seu Francisco, que não é mais Ângelo Antônio, vai lutar de novo para que os filhos soltem a voz, sejam, reconhecid­os. Não existe cinema industrial sem guerreiros como Silveira.

 ?? COLUMBIA PICTURES ?? Família. Persistênc­ia e crença no talento de seus garotos
COLUMBIA PICTURES Família. Persistênc­ia e crença no talento de seus garotos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil