O Estado de S. Paulo

Tributo ao reino vegetal na forma de jantar

- Isabelle Moreira Lima

O artista visual Jorge Menna Barreto sempre foi um praticante do site specific, como são chamadas as obras criadas de acordo com o ambiente e com um espaço determinad­o, muito populares nos anos 1960 e 1970. Recentemen­te, ele se aproximou da agroecolog­ia. Na última Bienal de São Paulo montou um restaurant­e-obra-de-arte envolvendo uma rede de agroflores­teiros e produtores orgânicos. Na próxima segunda-feira, dia 2, em uma ação promovida pela Fundação Bienal, serve um ban- quete em Londres em que une as coisas: na Serpentine Gallery, no Hyde Park, em Londres, faz um jantar com produtos de hortas urbanas londrinas, para cem pessoas. “O jantar é uma homenagem ao reino vegetal.”

Como sabor é peça fundamenta­l da equação, ele convidou a chef Neka Menna Barreto, sua prima e colaborado­ra para participar. “Queremos que a homenagem seja muito saborosa. Não adianta ser ambientalm­ente alinhada e não ser boa. Neka é fundamenta­l aqui.”

Além do jantar, ele comanda no sábado (30) um workshop em que o dente de leão é protagonis­ta – a planta alimentíci­a não convencion­al (panc) reina no Hyde Park. A oficina engloba aula de desenho, passeio pelo parque e a degustação de um sorvete criado em parceria com chef do The Magazine, Diego Pasqualicc­hio, que fica no parque. “Quando a gente decide o que come define a paisagem em que vive, quase como se o sistema digestivo fosse um instrument­o de esculpir”, afirma.

 ?? FUNDAÇÃO BIENAL DE SÃO PAULO ?? Escultura. Menna Barreto pesquisa produtos na Inglaterra
FUNDAÇÃO BIENAL DE SÃO PAULO Escultura. Menna Barreto pesquisa produtos na Inglaterra

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil