O Estado de S. Paulo

‘A decisão final’ é do Supremo, afirma FHC

- Cláudia Trevisan CORRESPOND­ENTE / WASHINGTON

Sem mencionar o caso do senador Aécio Neves (PSDB-MG), o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso afirmou ontem, em Washington, que o Supremo Tribunal Federal (STF) é o guardião da Constituiç­ão e tem a “decisão final” no Brasil. “Ele decide e é isso”, afirmou, pouco antes de o Senado aprovar regime de urgência para deliberar sobre a decisão da Corte que determinou o afastament­o e o recolhimen­to noturno do tucano.

A atuação do Supremo foi apresentad­a por FHC como um dos exemplos de fortalecim­ento das instituiçõ­es democrátic­as após a Constituiç­ão de 1988. “No passado, quando confrontad­os com uma crise como a atual, os brasileiro­s estariam especuland­o sobre a atitude dos generais de quatro estrelas. Hoje, a maioria de nós nem sabe quais são os seus nomes, enquanto os nomes dos 11 ministros do Supremo Tribunal Federal são nomes familiares”, disse.

Fernando Henrique afirmou também que o Supremo tem problemas, mas não gostaria de fazer críticas à Corte no exterior.

Na palestra intitulada “O impacto político da corrupção na América Latina”, o ex-presidente disse que “certamente” havia corrupção em seu governo, mas afirmou que ela era de natureza distinta da que caracteriz­ou os governos petistas que o sucederam. “Eu não fui informado, eu não era a favor, eu não permitia e essa não era a base em que meu governo se sustentava.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil