O Estado de S. Paulo

Concession­ária tenta saída para manter Viracopos

ABV havia anunciado a devolução da concessão, mas agora busca evitar que o terminal passe por um novo leilão

- / LU AIKO OTTA, DE BRASÍLIA

Depois de anunciar a devolução da concessão, no fim de julho, a concession­ária Aeroportos Brasil Viracopos (ABV) disse ontem que apresentar­á ao governo alternativ­as para tentar manter o negócio e evitar que ele seja novamente leiloado, segundo disse o diretor-presidente da empresa, Gustavo Müssnich, em audiência pública na Câmara dos Deputados que discutiu a situação do aeroporto.

Hoje, explicou Müssnich, o aeroporto não consegue pagar seus custos operaciona­is, suas dívidas e taxas de outorga. Mas, com a redução de parte dessas obrigações, o negócio passaria a ser sustentáve­l.

A mudança no cronograma dos pagamentos feitos pelos ae- roportos concedidos ao governo foi regulada por uma Medida Provisória (MP) aprovada pelo na última terça-feira.

Galeão, Guarulhos e Brasília deverão se beneficiar dessa possibilid­ade. Viracopos, porém, não se candidatou a essa reprograma­ção porque ela só é autorizada caso a concession­ária antecipe pagamentos ao governo – algo que o aeroporto de Campinas não tem condições de fazer.

No entanto, a julgar pelas respostas dadas pelos representa­ntes do governo presentes à reunião, a ABV não conseguirá salvar a concessão. “Qualquer renegociaç­ão precisa ser nos limites do contrato de hoje”, disse o secretário de política regulató- ria de Aviação Civil do Ministério dos Transporte­s, Rogério Coimbra. O caminho provável para Viracopos é mesmo um novo leilão, disse o secretário de Coordenaçã­o de Projetos do Programa de Parcerias de Investimen­tos (PPI), Tarcísio Freitas.

A redução da outorga só é possível em situações específica­s – ea queda no movimento não é uma das hipóteses. Mas a ABV argumenta que investiu R$ 2 bilhões, seguindo o disposto no contrato. O fluxo de passageiro­s, porém, é hoje metade do previsto e a movimentaç­ão de carga foi frustrada em 60%.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil