O Estado de S. Paulo

Iraque planeja tirar fronteiras de mãos curdas

Postos de controle serão retomados com ajuda do Irã e da Turquia, avisam militares do país

-

O governo do Iraque anunciou ontem que pretende retomar os controles de fronteira na região autônoma do Curdistão, em parceria com o Irã e a Turquia e em represália ao plebiscito sobre a independên­cia curda realizado no começo da semana. Mais cedo, Bagdá fechou o acesso aéreo à região.

O Ministério da Defesa do Ira- que não deu detalhes de como vai tirar os postos de controle da Autoridade Regional Curda. Segundo a TV regional do Curdistão, o governo autônomo não entregará pacificame­nte os postos de controle.

Membros do Exército iraquiano estão do lado iraniano e turco da fronteira com o Curdistão, segundo a TV estatal iraquiana. Desde a votação, com apoio de iranianos, turcos e da comunidade internacio­nal, o Iraque tem ameaçado a região autônoma com um pacote de sanções.

Voos. A primeira das medidas anunciadas foi implementa­da ontem, com o banimento de voos internacio­nais para o Curdistão, nos aeroportos de Irbil e de Suleimanya. Na parte da manhã, os estrangeir­os correram para os dois aeroportos poucas horas antes da interrupçã­o dos voos internacio­nais.

Uma aeronave da Turkish Airlines foi a última a decolar de Irbil, com destino a Istambul, e um avião da Iraqi Airways partiu de Suleimanya em direção a Dubai. A suspensão do tráfego internacio­nal não vai afetar os voos de ajuda humanitári­a, militares e diplomátic­os, segundo a diretora do aeroporto internacio­nal de Irbil, Talar Faiq Saleh.

O Curdistão não demonstra vontade de ceder, mas pede diálogo. Ele rejeitou as decisões tomadas por Bagdá, denunciand­o uma punição coletiva. Os Estados Unidos, que têm boas relações com ambos os lados, pediram negociação, mas, no fim do dia, disseram não reconhecer o resultado do plebiscito.

Países vizinhos com minorias curdas, como Síria, Turquia e Irã, criticaram a votação. Os governos de Ancara e Teerã prometeram restringir laços comerciais com a região autônoma como forma de pressão.

 ?? SAFIN HAMED/AFP ?? Independên­cia. Curdo protesta em frente a aeroporto
SAFIN HAMED/AFP Independên­cia. Curdo protesta em frente a aeroporto

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil