O Estado de S. Paulo

Avenida da fotografia.

Paulista abriga galerias que levam 30 mil pessoas a exposições, como a do Sesi.

- Antonio Gonçalves Filho

Paulista abriga galerias e exposições, como a do Sesi ( foto).

Assim como a Santa Ifigênia é identifica­da como a rua dos eletrônico­s e a Consolação como a rua das luminárias, a avenida Paulista está se transforma­ndo no epicentro da fotografia em São Paulo. Só este ano dois espaços dedicados a ela foram inaugurado­s na cidade: a Galeria do Sesi, no prédio da Fiesp, e o Instituto Moreira Salles, aberto no dia 19 de setembro com uma mostra do fotógrafo suíço Robert Frank. Hoje, dia 2, às 19h30, a Galeria do Sesi abre sua quarta exposição, Retratos, Diálogos de Identidade, que reúne 70 imagens de fotógrafos veteranos como Elliott Erwitt, contemporâ­neo de Robert Frank e ainda ativo aos 89 anos – como o célebre colega da série Os Americanos, que completa 93 anos em novembro.

Erwitt é um dos seis fotógrafos escolhidos pelo curador João Kulcsár. Os outros são Bruce Gilden, Martin Parr, Paolo Pellegrin, Philippe Halsman e Steve McCurry, todos representa­dos pela Magnum, a célebre cooperativ­a criada há 70 anos por Cartier-Bresson e Robert Capa. Pela primeira vez no Brasil será exibida parte da histórica série Jump, do norteameri­cano, de origem russa, Philippe Halsman ( 1 9061979), que, em 1951, contratado pela rede NBC para fotografar comediante­s (Groucho Marx, Bob Hope), teve a ideia de registrar os artistas saltando no ar, o que sugeriu posteriorm­ente a série Jump, com 178 fotos, da qual participar­am Marilyn Monroe, Grace Kelly e até a recatada Olivia de Havilland.

Na verdade, essa ideia de suspensão no ar é de 1947. Halsman, amigo pessoal do pintor surrealist­a Salvador Dalí (1904-1989), queria encontrar um equivalent­e das implosões presentes em suas telas e fez uma montagem em que o artista aparece pulando ao lado de três gatos voadores e um balde d’água. Em tempo: Dalí também está na mostra, mas numa outra imagem de Halsman.

Esse tipo de humor é replicado no trabalho do inglês Martin Parr, de 65 anos, que conser- va algo da tradição surrealist­a numa série de retratos na qual ele se traveste de militar, surfista, turista em Veneza, além de posar ao lado de Messi, Putin e até de um soldado romano em frente ao Coliseu de Roma – todos falsos retratos, montados deliberada­mente de modo precário e feitos por fotógrafos de rua e estúdio.

“Erwitt e Martin Parr são dois dos meus fotógrafos favoritos pelo uso do humor na fotografia”, diz o curador João Kulcsár, revelando que a exposição do americano, a terceira promovida pela Galeria do Sesi, em ju- lho deste ano, levou ao novo espaço 31 mil visitantes – incluindo muitos estudantes e crianças. A galeria abriu com uma exposição da Magnum (fotos ligadas ao universo cinematogr­áfico) vista por 25 mil pessoas, seguida de uma mostra dedicada a Cartier-Bresson (27 mil) e, finalmente, pela de Erwitt.

É dele a maior foto da exposição atual, que registra de maneira impiedosa uma família americana de classe média nos anos 1970. Como o colega Bruce Gilden, Erwitt anda sempre com um câmera na mão, registrand­o tipos que circulam pelas ruas. Uma diferença: Gilden é ainda mais impiedoso – e agressivo. Sempre em contra-plongée, aponta sua câmera para os transeunte­s como se mirasse um animal selvagem. As fotos que estão na exposição são de anônimos andando em Nova York, de elegantes senhoras – visivelmen­te irritadas com a invasão de privacidad­e – a mafiosos de verdade. “Ele conhece um bocado deles e esteve até no Japão, fotografan­do os integrante­s da Yakuza, a máfia local”, revela Kulcsár.

O italiano Paolo Pellegrin, de 53 anos, na Magnum desde 2005 e conhecido por fotografar áreas de conflito (Kosovo, Líbano), está representa­do na mostra por uma série de retratos intimistas de celebridad­es hollywoodi­anas (Leonardo DiCaprio, Kate Winslet, Sean Penn). E Steve McCurry, famoso por sua foto da menina afegã publicada pela National Geo

graphic em 1984, comparece com uma série de retratos feitos em lugares remotos do Afeganistã­o, Mali, Paquistão e Tibete. “Quero fazer da galeria um espaço de leitura crítica da produção de imagens e acho que estamos conseguind­o”, festeja o curador do espaço do novo Centro Cultural da Fiesp.

 ?? PAOLO PELLEGRIN/MAGNUM ?? Despojada. Kate Winslet por Paolo Pellegrin, na mostra da galeria do Sesi
PAOLO PELLEGRIN/MAGNUM Despojada. Kate Winslet por Paolo Pellegrin, na mostra da galeria do Sesi
 ??  ??
 ?? ELLIOTT ERWITT/MAGNUM PHOTOS ?? Satírico. Elliott Erwitt registra, nos anos 1970, uma típica família americana
ELLIOTT ERWITT/MAGNUM PHOTOS Satírico. Elliott Erwitt registra, nos anos 1970, uma típica família americana
 ?? PHILIPPE HALSTON/MAGNUM PHOTOS ?? Pulo da gata. Marilyn Monroe por Halsman
PHILIPPE HALSTON/MAGNUM PHOTOS Pulo da gata. Marilyn Monroe por Halsman

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil